domingo, 22 de junho de 2014

Dicas MELHORAR RACIOCÍNIO MATEMÁTICO, PARTE 2


DIFICULDADE  PARA  RESOLVER PROBLEMAS MATEMÁTICOS ?

   Dúvidas de como interpretar exercícios ?



Se sua resposta foi "SIM", esse texto é para você. Nesse post, ensinaremos dicas de interpretação de texto para resolver problemas matemáticos e quais as principais competências para  ir bem nas exatas. A vaga é sua ! 



 COMPETÊNCIAS necessárias :

1- RAPIDEZ - raciocínio veloz é fundamental. Você não pode perder mais do que 5 minutos em uma questão. 

No dia da prova, use energéticos ou outras bebidas com cafeína - guaraná, o próprio café ... Além disso, os alimentos que fazem você liberar endorfinas (substâncias ligadas ao bem estar e prazer) também são excelentes - o chocolate é um deles. Só não abuse - evite exageros. 


mens sana in corpore sano

ÁGUA é MUITO importante - sim, é óbvio que ela não tem nenhum efeito energizante. No entanto, nosso cérebro é composto por mais de 70 por cento de água - ela auxilia as funções dos neurônios, é fundamental para o metabolismo das células.





2 - Perspicácia - cuidado com as pegadinhas. Elas derrubam muitos.

LEIA com atenção, sem pressa ... a maioria das questões com armadilhas não possui muitos obstáculos. Os candidatos se atrapalham  porque não leram corretamente o comando ou enunciado. Desconfie de questões que parecem simples demais e têm respostas mirabolantes.






3 - Intuição - Sabe aquela sua voz interior ? ESCUTE-A ! Ninguém melhor do que você mesmo para diferenciar o certo do errado - escute seus instintos.

Ao caçar, os animais usam o "sexto-sentido" para alcançar suas presas. E isso funciona ! Eles não têm tecnologia, não possuem conhecimentos avançados, mas sabem como usar as dicas da mãe natureza. Como você acha que o homem da pedra fugia dos mamutes ? Com radares rs ? 

Em certos momentos é preciso chutar - se o tempo estiver acabando será sua única opção (muito melhor do que deixar questões em branco). Chute de maneira racional - elimine as alternativas absurdas ou sinonímicas. Com inteligência e estratégia você pode fazer um belíssimo gol !






Estratégias para interpretação

Nem sempre o seu problema está na Matemática, mas sim na interpretação do problema. Vejamos dicas para interpretar e resolver os exercícios




1- Circule as informações principais (números) - Matemática trata-se de medidas. Embora as questões contem uma historinha, o português não é o foco da prova. 


2- Pergunte para si mesmo o objetivo do problema - Você está fazendo os cálculos ... inesperadamente acha um valor e marca. Mas será que a questão perguntou isso ? Essa é uma pegadinha típica. 

 Por exemplo - achou a média de nascimentos por ano. Mas a questão perguntava qual era o total por década. Em muitos casos é preciso converter valores - de horas para segundos, de quilômetros para metros ...


3- Resuma tudo - isso costuma acontecer no ENEM - o texto vem com muito "blá-blá-blá". Anote quais são as informações mais importantes, pois se pular o problema e depois voltar nele, não precisará ler tudo de novo. Isso economiza o tempo.


4- Preste atenção nas preposições, conjunções,  e VÍRGULAS - Fique atento aos diferentes valores sintáticos e semânticos. As pegadinhas costumam ser baseadas nessas pequenas sutilezas - "Não, mate !" é bem diferente de "Não mate !"

Vírgula é uma coisa "fantástica" - capaz de fabricar incontáveis pegadinhas.


USE O BOM SENSO, ATENÇÃO AO CONTEXTO




 Essa foi a segunda parte das dicas para raciocínio lógico. No próximo texto, falaremos sobre as principais matérias da Matemática (ENEM - um resumo prático) e serão dadas MAIS DICAS e truques essenciais. 

Fique atento - a segunda parte pode sair a qualquer momento ! Gostou ? Então compartilhe ! Fique ligado no blog - temos dicas para concursos, vestibulares, técnicas de aprendizado, atualidades, política - dê uma olhada nos outros posts.





http://trindade33.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário