domingo, 15 de junho de 2014

Guerra, Paz e Diplomacia.

Diplomacia é a arte da guerra silenciosa. Em muitos casos, não é promissor atacar o inimigo diretamente. Para garantir nossos interesses, ora devemos usar violência e brutalidade, ora utilizar o eufemismo e sutileza sublime. Países ou pessoas, tudo está conectado. Vejamos os 3 principais motivos para por em prática a diplomacia:



1-   Nosso inimigo pode ser muito forte. Ou então, uma luta com ele ser demasiadamente arriscada. Quando o poder é pequeno, não é boa escolha desafiar a autoridade vigente somente um grupo bem articulado tem a capacidade de "nadar contra a corrente". Um único homem não deve dirigir bêbado (o perigo de ser punido é relativamente grande), mas em um protesto com milhares de motoristas embriagados a polícia ficaria sem chão. Somos homens e não deuses, quem almeja ser poderoso precisa de seguidores. Calúnia, sabotagem e falsidade são excelentes armas para lidar com alguém (ou algo) muito poderoso.


2-   Nem sempre é vantajoso atacar, mesmo quando temos a certeza da vitória. As perdas podem ser maiores que os ganhos, transformando a luta em um processo trabalhoso e infrutífero. Por mais que os EUA odeiem Cuba, não faria sentido iniciar uma guerra caríssima para conquistar uma simples ilha. É preciso vigiar o ego, do que adianta ficar discutindo o "sexo dos anjos" ? Aprenda que as pessoas não podem ser convencidas, mas podem ser coagidas ! Use a racionalidade e meça todas as consequências, seja frio para derreter seus oponentes.


3-   O elemento surpresa é vital, com a diplomacia podemos mantê-lo intacto. Esperar o adversário ficar enfraquecido para depois atacá-lo é uma excelente tática, diminui os prejuízos e aumenta as chances de sucesso. Não tenha vergonha de mudar de lado quando for conveniente, lembre-se que a História pertence aos vencedores, é normal trair. Vencer um inimigo "invisível" é quase impossível. Já pensou se os alemães soubessem a data exata do "dia D" ? É certo que dificilmente teriam perdido essa batalha.



Mas, a diplomacia tem um perigo fazer os outros acreditarem que você é frágil. Não tenha medo. Diante da crise iminente, o melhor caminho é partir para a guerra. Mostre seu poder e amedronte os oponentes, pois o medo é tão (ou mais) poderoso que a arte da diplomacia. Quanto mais inimigos uma pessoa tem, mais poderosa ela é. Pense - por que alguém odiaria um mendigo ? Mas quem odeia o homem mais rico do mundo, quem odeia os presidentes das maiores nações ? Milhões de pessoas ! Como diria Maquiavel - na dúvida, é melhor ser temido do que ser amado.

Não há problema em ter muitos inimigos, desde que nenhum deles seja poderoso o suficiente para te destruir. A moral é invenção dos fracos. Use e abuse não tenha dó, nem piedade. 

A Nova raça ariana

Na ciência está a salvação do homem ? Tão distante utopia, todos perseguem um mundo perfeito - mas todos falharam. 

 Por mais que existam uma série de teorias sociais e tentativas de "humanizar a humanidade", é bem verdade que o mundo está cada vez pior guerras, fomes, miséria, sofrimento incalculável. O número de conflitos é menor, mas a letalidade deles está cada vez mais gigante.

 Ao longo da História, o homem se mostra egoísta, mesquinho, dominador vemos semelhante dizimando semelhante, irmão matando irmão. Os motivos são muitos luta de classes, disputa de territórios entre nações, desastres naturais, ambições coletivas. Qualquer coisa é válida como pretexto para uma boa e velha briga imperialista.









  Mas nem tudo está perdido. A ciência mostra-se capaz de fazer coisas inimagináveis e alterar as mais profundas relações sociais. A maioria sempre vence a minoria ? Nem sempre ! Uma minoria bem armada pode subjugar um grupo muito grande porém desarticulado. Talvez por isso que centenas de milhões de antissemitas ainda não conseguiram desafiar o Estado de Israel - eis a Intifada, camponeses sendo massacrados por caças e tanques.

 Israel é o maior exemplo de que a minoria pode vencer a maioria. ATENÇÃO esse texto não tem como objetivo criticar o Estado israelita, é apenas um exemplo de que pequenos grupos armados podem vencer hordas de opositores sem recursos tecnológicos. Não temos absolutamente nada contra o Estado de Israel, muito menos contra a Palestina ou qualquer outro país.

  A ciência já mudou  o espaço humano, alterou os instrumentos de trabalho, só falta uma coisa: revolucionar o homem ! Quem sabe um dia a engenharia genética crie uma raça perfeita. Mas que perfeição seria essa ? Uma humanidade benevolente, cuja biologia foi mudada para eliminar o egoísmo e promover ampla cooperação social ? 

Homens fortes e dominadores, destinados a dominar todas as nações da terra ? Ou uma nova raça formada por seres obedientes, que executam as ordens mais absurdas sem questionar ? São tantas as possibilidades ... 



 

  Esse é o maior problema da tecnologia ela se volta contra o próprio homem ! O que seria dos capitalistas internacionais sem seus brinquedinhos científicos ? Sem as redes de espionagem global, sem os veículos de propaganda (lavagem cerebral) e as devastadoras armas da atualidade, seria impossível controlar os 7 bilhões de indivíduos que residem nesse planeta. Tenho minhas dúvidas sobre a  "santidade" da modernidade. Os últimos 100 anos mostraram que a Ciência não é tão "neutra" quanto dizem. A NEUTRALIDADE NÃO EXISTE.

As falácias positivistas já dizimaram muitos milhões. Perigoso é o progresso avanços para que e para quem ? Ciência, tão distante de deus e tão próxima do diabo em nenhuma época a humanidade teve potencial para destruir o planeta Terra milhares de vezes (sim, o Armagedom nuclear é possível). Não temos as asas de ícaro, mas podemos nos tornar anjos do apocalipse.

Um passo para frente e dez para trás




Quem patrocina os maiores centros tecnológicos mundiais ? 

Banqueiros, magnatas, líderes totalitários ... eu duvido que estejam interessados no "bem comum". 

A CIÊNCIA MOVE O MUNDO, MAS SOMENTE A FÉ MOVE A HUMANIDADE.