segunda-feira, 21 de julho de 2014

COMO FUNDAR UMA ESCOLA ?

Cansado de receber migalhas pelo seu precioso trabalho ? Cansado de patrões estúpidos ? Cansado dos arcaicos modelos educacionais ? Saia da zona de conforto e crie seu próprio sistema educacional. Mude o mundo de hoje, compartilhe seu conhecimento.


REVOLUCIONE A EDUCAÇÃO



1- SOZINHO OU ACOMPANHADO ?

Nem todo mundo tem capital suficiente para abrir o próprio negócio. Você pode se juntar com seus colegas - em um primeiro momento, isso torna o processo mais fácil. Veja as desvantagens:

A) Não possuirá poder total na sua instituição.

B) Terá que dividir os lucros.

C) Seus amigos podem ser perigosos e se voltar contra você.

As maiores empresas começaram com apenas UM dono. Quanto maior a oposição, mas fraca é a instituição. 50 mil reais é suficiente para alugar algumas salas e contratar professores - pague os salários deles após o recebimento das primeiras mensalidades. Quando há "muito cacique para pouco índio", o fracasso é certo. 

Ou então, dê desconto aos alunos que atraírem ainda mais alunos para sua escola. As estratégias são muitas. SEJA CRIATIVO.

No princípio não será necessário oferecer exímia qualidade, apenas firmar sua empresa e conquistar alguns clientes. Para quem tem pouco dinheiro, o modelo chinês é mais adequado. 

Se a grana for MUITO escassa (muito mesmo), você pode oferecer créditos aos docentes. O que é isso ? Créditos são taxas de lucro. Por exemplo, o professor fica com 3 por cento da receita líquida na sua escola durante cinco primeiros meses. Faça alianças, desde que não te comprometam. Quando o dinheiro está em falta, NEGOCIE.

SE VIRA !

Tenha em mente que essa tática é atraente somente para os professores que estão pouco tempo no mercado, principalmente jovens que saíram da universidade ou estagiários.

Professores "das antigas" não iriam ver esse método com bons olhos, isto é, recusam trabalhar para escolas tão inovadoras. Isso não é problema, existem MUITOS jovens extremamente competentes.

NUNCA PERCA O CONTROLE SOBRE SUA EMPRESA





CUIDADO COM O EFEITO LUTERO

O QUE É ISSO ?

Martinho Lutero foi o responsável pela reforma protestante. Ele dividiu a Igreja Católica. No entanto, as próprias igrejas protestantes começaram a se separar.

Até mesmo as seitas se fragmentam em ainda mais seitas. Nas escolas, ocorre um processo parecido. Fulano fundou o grande colégio X. Um grupo de professores insatisfeitos cria o colégio Y. E desse grupo surge o colégio Z. Isso é EXTREMAMENTE comum em cursinhos preparatórios.



Por que esse fenômeno acontece ?

A escola é diferente das outras empresas. É impossível grupos de operários em uma siderúrgica fundarem outra empresa desse tipo, as gigantes máquinas custam milhões de dólares.

Mas na escola, o professor é detentor do bem mais precioso: o conhecimento. Cadeiras, lousas, giz, o valor disso é insignificante. Em raríssimas instituições o trabalhador é dono dos meios de produção. Para ensinar, basta um professor ... o resto é supérfluo. 

COMO IMPEDIR ESSE EFEITO DEVASTADOR ?

Não permita que seus funcionários façam amizade. NADA de salas de reunião ou confraternizações. Você como dono e diretor, será responsável pela resolução de TODOS os problemas. Não confie em NINGUÉM.

Estimule a competitividade entre os professores. Se eles não forem unidos, será impossível que se voltem contra você. Promova eleições entre os alunos para descobrir qual é o melhor professor de determinada matéria, demita aqueles com menos votos, dê bônus para os mais votados. 

DIVIDIR PARA CONQUISTAR

Quanto maior a rivalidade entre seus funcionários, maior o seu poder. Nunca fique com o mesmo professor por mais de 5 anos, pois ele começaria a perceber as sutilezas da sua empresa.  Crie tensão entre os docentes. É preciso combater fogo com fogo.

VOCÊ É O ÚNICO MESTRE

Tenha informantes e vigie todas as possíveis ameaças, teste as pessoas. NUNCA se esqueça que até mesmo os aliados são descartáveis, as pessoas se vendem por muito pouco. 

Isole os oponentes, expulse quem é contra você. Esses conselhos podem parecer muito frios, mas são apenas táticas para evitar a fragmentação da sua escola - esse perigo é MUITO real. 

CORTE O MAL PELA RAIZ



HÁ 2 MODELOS DE NEGÓCIOS:



1- MODELO CHINÊS

Voltado para as grandes massas. Baixa qualidade, barato, porém com grande público consumidor. As vantagens do modelo chinês são os baixos investimentos exigidos e o enorme público alvo. As desvantagens são possíveis clientes insatisfeitos.

Você perderá muitos alunos. Por isso, precisará ganhar ainda mais. Propaganda, propaganda, propaganda, vença as adversidades usando a PROPAGANDA.

Lembre-se que ninguém é insubstituível, não tenha medo de perder alunos - um passo para trás e dez para frente. Faça altas promessas, iluda os desesperados e conquiste o público. 

Já existiu o tempo em que os suíços vendiam a maior parte dos relógios no mundo - altíssima qualidade, mas muito caros. Até que os orientais passaram a produzir relógios ruins e muito mais baratos. Adivinha quem venceu ? Pois é, os relógios vagabundos até podem ser odiados, mas hoje representam a maior fatia do mercado.

JOGUE A SUJEIRA PARA DEBAIXO DO TAPETE



Claro que essa estratégia não funciona com os clientes mais sofisticados, entretanto, os lucros oriundos das classes baixas podem ser MUITO altos. Melhor vender para um bilhão de pobres do que para 10 ricos, não acha ?

Nem sempre a qualidade é importante. O sonho de MUITAS famílias é colocar seus filhos em uma escola particular, mas elas são muito caras, nenhuma custa menos que 500 reais.

ESCONDA A MÁ QUALIDADE USANDO A PROPAGANDA



Então, democratize a educação ! Alugue grandes auditórios ou salas enormes e cobre 200 reais pela mensalidade ... com cinco mil alunos, seu lucro mensal seria de 1 MILHÃO DE REAIS ! 

QUANTIDADE, QUANTIDADE, QUANTIDADE

Grandes empresas prestadoras de péssimos serviços usam o marketing para eliminar a imagem negativa - uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade. Pague pessoas para divulgar sua marca e falar bem dela, minta com a estatística. INVISTA EM MARKETING, será sua maior arma.

Ah mas minha escola seria de baixa qualidade ... eu garanto que mesmo assim, ela ainda iria superar a maior parte das escolas públicas. Basta ter aulas e professores que você já ganha de um a zero. 

Não é necessário ensinar, apenas passe a ilusão do aprendizado. Os clientes desse modelo costumam dar valor à escolas conteudistas onde impera a disciplina - seja rígido e os pais irão aplaudir. 

O foco é o vestibular, eles não querem filosofias ou pedagogias modernas. Esse tipo de público precisa de metas concretas, linguagem simples e direta - seus pais não costumam ter muito estudo e admiram os métodos educacionais "clássicos".

PREÇO BAIXO, PREÇO BAIXO, PREÇO BAIXO

LUCRO ALTO



2- MODELO AMERICANO

Esse modelo é focado na qualidade, na personalização e na última moda. Normalmente, é caro. Transformar a escola em um conto de fadas custa MUITO dinheiro. Nesse caso, mensalidades estão acima dos mil reais, podendo passar dos 10 mil ... atinge uma pequena fatia da população.

Desvantagens - público MUITO exigente, alunos cheios de "não me toque". Muitas famílias não conseguem educar seus filhos, então, depositam todo o peso na escola ...

Para alcançar sucesso nesse tipo de negócio é essencial "papagaiar" o máximo possível, enfeite o pavão. Inventar é preciso, serão necessárias taxas e mais taxas para pagar as enormes dívidas.

Não é apenas uma escola, também é um clube - playground, piscinas térmicas, laboratório de informática com os mais avançados computadores ...

ESPECIAL PARA PESSOAS ESPECIAIS



Nessas escolas, é preciso alertar aos professores que o alunos sempre têm razão. Professores carrascos ? Isso é BULLYING, papai vai processar rs. Não é fácil lidar com a alta sociedade, mas pode ser muito lucrativo. Enquanto no modelo chinês os alunos rebeldes são apenas bagunceiros, no modelo americano são vistos como portadores de "necessidades especiais". 

Normalmente, esse tipo de cliente não está interessado nas universidades públicas, não precisam disso. Os pais querem que seus filhos sejam tratados como pequenos reis e tenham acesso à "experiências exóticas". Esse modelo é mais propício para quem deseja quebrar paradigmas e ir além do ensino conteudista que só visa o vestibular.

No mundo dos ricos, sempre faz Sol


O sucesso da sua escola depende de como você trata o seu público alvo. Cada tipo de negócio exige uma estratégia específica. Atenda às fantasias de seus clientes para atingir o êxito.

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