sábado, 14 de junho de 2014

Voto Nulo

A neutralidade não existe. 

Por isso, sou totalmente contra o voto nulo. Ou você é a favor, ou você é contra   quem se omite, acaba apoiando o sistema existente. Há em muitas pessoas a seguinte ideia : "bem, se eu votar nulo não serei culpado de nada, estarei neutro". Grande ilusão. A omissão é a maior arma de todos os reacionários. 




  É justamente a omissão da maioria que mantém a minoria no poder. Pôncio Pilatos não passa de um hipócrita. NINGUÉM é inocente. Ou você apoia fulano, ou não apoia. Ou é a favor do aborto, ou é contra. Ou aceita a pena de morte, ou não aceita. Os opostos são inconciliáveis, água e óleo não se misturam. 





Não é possível ficar em cima do muro só existem cordas bambas, a queda é fatal. Votar nulo não é uma forma de protesto, pois você aceita o sistema e ainda abre mão da democracia. "O maior castigo daqueles que não se interessam por política, é que serão governados pelos que se interessam". 



O ÚNICO RADICALISMO É NÃO SER RADICAL
 
    
                         



      Isso tudo só tem um único problema para determinados cargos, tais como presidente ou governador, existem menos de dez candidatos. E pelo menos a metade costuma ser muito parecida. Isso é um dilema.  Do que adianta votar em A, B ou C se os três são farinha do mesmo saco ?

NOS É DADA A ILUSÃO DA ESCOLHA

Que dilema. Por isso eu não acredito naquela falácia de que "somente" as eleições podem mudar a realidade brasileira. Primeiro porque existem poucos candidatos, a política é ainda uma oligarquia extremamente restrita. Segundo porque apesar de escolhermos os líderes, não temos poder direto sobre as decisões que eles tomarão. NADA obriga um político a cumprir suas promessas, muito menos a agir conforme a vontade dos eleitores. Ah sim, nas outras eleições ele não venceria mas até lá,  leite demais derramado. 

Eleições são apenas uma forma das elites se alternarem no poder