sábado, 19 de julho de 2014

DICAS para CONCURSOS PÚBLICOS, VELOCIDADE


Mais dicas para gerenciar o tempo e mandar bem nos concursos. Desta vez, falaremos sobre como maximizar o tempo através da leitura dinâmica. Essa é a segunda parte do post :





NUNCA LEIA EM VOZ BAIXA

Muitos têm esse péssimo hábito, ler baixinho durante uma prova. Provavelmente, aprenderam a fazer isso quando estavam sendo alfabetizados.

SEMPRE LEIA MENTALMENTE

Quando mais tarefas, menor é o poder de raciocínio. O ato de falar, mesmo que seja muito baixo, prejudica a rapidez e interpretação. Ao usar apenas a mente, você será muito mais rápido e seu cérebro estará concentrado no texto.

Várias pessoas focam em repetir as palavras do texto, mas se esquecem que o mais importante é o significado por trás delas.

O leitor crítico é aquele que capta as sutilezas do texto, não perde tempo mexendo a boca. 





LER É O SEGREDO

Fazer uma prova depende da leitura.  Quanto mais você ler, mais estará preparado para interpretar as questões.

Leia Jornais, leia blogs, leia revistas. LEIA. Livro podem ser tão (ou mais) divertidos que novelas. É o tipo de diversão que além de distrair, também te ajuda a passar nos concursos, pois amplia sua bagagem cultural e capacidade de interpretação ...

Direito, matéria que cai em praticamente todos os concursos, é basicamente leitura e interpretação.




SUBLINHE AS PALAVRAS CHAVE

Não seja um leitor passivo, a informação não irá até você. Leia com objetivos em mente, nenhum texto é neutro. Procure as palavras mais importantes, elas são a pedra angular do texto.





PRATIQUE A LEITURA DINÂMICA

Todo mundo é alfabetizado juntando sílaba por sílaba, mas é preciso evoluir. Leitura dinâmica é a capacidade de ler (e compreender) textos rapidamente. É preciso muita prática, treino intenso ...

Técnicas de leitura dinâmica

1- Pegue uma série de textos e leia na sua velocidade normal. Em seguida, aumente o ritmo, vá aos poucos ficando mais rápido. No princípio você pode até não entender muita coisa, mas com o tempo sua mente irá se adaptar. Pratique, pratique, pratique ...

2- O gênero narrativo é o melhor para treinar a leitura veloz. Faça uma série de perguntas sobre um texto - quais são os personagens ? Como eles eram ? O que faziam ? Em seguida, leia o texto de maneira rápida e tente responder as questões.

3- Claro que você não começará a tentar esse tipo de leitura uma semana antes do concurso. Leva pelo menos dois meses para dominar a técnica. 

OS LIMITES ESTÃO APENAS NA SUA MENTE


O TEMPO É RELATIVO


Não há fatos eternos, como não há verdades absolutas. Sentimos o tempo psicologicamente, nossos sentidos não são precisos. Isso é muito evidente na experiência das bacias com água.

Em certos momentos, o tempo passa tão RÁPIDO ... em outros, ele demoooooooooooooooora. 

Sabe por quê ?

Isso depende da sua CONCENTRAÇÃO