quinta-feira, 3 de julho de 2014

Como elaborar a monografia. TCC

Esse é o terror de 9 dentre 10 universitários. O trabalho de conclusão de curso, TCC (apelidado por alguns de monografia, embora não sejam sinônimos).


Dicas para concluir seu trabalho/tese/pesquisa



Escolha um tema relevante

Nada de falar sobre o porco azul das Ilhas Mazen extinto há mil anos. Isso é tão comum, estudantes elaborando trabalhos completamente inúteis e ...

Veja bem, existem temas pouco explorados que têm grande potencial. Não confunda o trigo com o joio.

Quais as possíveis características de um bom assunto ?

1- É polêmico, perturba a cultura vigente.

2- Está ligado ao mundo atual, mesmo sendo um tema antigo.

3- Já foi abordado por pelo menos cinco pesquisadores famosos.

4- Tem poder de alterar a realidade social.

5- Difícil de resolver.

6- Gera muitas discussões no meio acadêmico.

7- É inusitado, um fenômeno recente.

8- Ninguém conseguiu criar uma explicação convincente.

9- Pode quebrar mitos.

10- Vai além dos interesses de grupos locais.

Pelo menos três dessas qualidades devem estar presentes no seu trabalho. Use a regra do BOM-SENSO



CUIDADO AO IR CONTRA AS VERDADES ACADÊMICAS

Galileu, Darwin e muitos outros cientistas foram ridicularizados. O meio acadêmico possui certos princípios e verdade quase absolutas. Não é aconselhável que um estudante universitário tente confrontar tudo o que seus professores mais pregam ...

Ah sim, se você tem uma grande ideia, guarde para depois. Monografia não é lugar de revolução 

Já pensou se Karl Marx tivesse usado o "Manifesto Comunista" como TCC ? Ele teria sido expulso da universidade rs. A academia não é um ambiente democrático, os doutores sempre estão com as "verdades superiores". 

 BAJULE, DISFARÇADAMENTE

Esse é o caminho mais fácil. Primeiro você concorda com seus professores, faça o trabalho baseado nas crenças deles. Seja criativo, use uma nova retórica para descrever o mesmo ponto de vista. Desse modo, os doutores ficarão impressionados.

Sempre há uma visão predominante no meio acadêmico. Diante de uma banca avaliadora formada por marxistas, você iria mesmo querer criticar Karl Marx ?

O que é mais importante, seu orgulho ou seu diploma ? 




DIVIRTA-SE

Inspiração requer diversão

Quando menor o estresse, mais rápido as ideias surgirão na sua mente




5 mitos sobre o ENEM

Quer saber mais sobre o ENEM ?

Nesse texto, eliminaremos todos os mitos sobre o exame nacional do ensino médio.




1- O ENEM é fácil ? MENTIRA

Embora a prova tenha um nível menor do que os vestibulares estaduais, a concorrência é MUITO grande. Lembre-se que no ENEM qualquer pessoa no Brasil pode competir diretamente com você.

Antes do ENEM, os cursos menos concorridos tinham uma relação candidato vaga igual ou menor que 3,5. Dependendo da faculdade, havia alguns com mais vagas do que candidatos.

Hoje, em QUALQUER curso (pelo menos nas grandes metrópoles do Brasil), existirão pelo menos dez pessoas competindo pela mesma vaga. E não podemos esquecer que no ENEM o número de questões é muito grande, MUITA leitura e interpretação. Com a expansão do ensino, a concorrência está se tornando cada vez mais brutal    e se você estudou em escola particular, sua vaga estará ainda mais limitada (devido às cotas).





2- Só cai atualidades ? MENTIRA

Todo vestibular é conteudista. Eles até podem usar os exemplos da contemporaneidade, mas isso é apenas uma forma de abordar o conteúdo.

Não pense que ler jornais será suficiente para garantir uma boa nota. Há MUITAS questões que dependem dos inúmeros conceitos acadêmicos aprendidos na escola. Podem usar a Boate Kiss para falar sobre gás metano/oxigênio/metabolismo celular.

Você sabe que Bin Laden morreu. Só isso não basta, é preciso entender toda a geopolítica mundial, história e teorias sociológicas. NINGUÉM passa por acaso. 

Se você fosse sortudo não estaria fazendo o ENEM e sim ganhando na loteria.




3- Preciso estudar mais de 5 horas por dia ?

NÃO. Ninguém aguenta ficar tanto tempo estudando. Depois de duas horas, o cérebro simplesmente começa entrar em curto.

Não force a sua mente, isso é inútil. NINGUÉM vence uma maratona correndo logo no início, é necessário manter o ritmo constante ...

Vestibular requer paciência, dedicação. É como uma corrida. Se você não passar para medicina esse ano, ainda haverá outras oportunidades. PERSISTA ! Eu recomendo três horas por dia e mais 30 minutos fazendo exercícios. Alterne as matérias, uma hora para História, outra para Matemática, desse modo, o seu cérebro não se cansa.


A experiência só pode ser adquirida com o tempo 



4- Devo pular as questões difíceis ?

A nota nesse vestibular é gerada com base na Teoria da Resposta de item. É um método estatístico que avalia sua posição em uma escala comparativa de todos os candidatos. Por isso, não é possível tirar nota 1000 (a não ser na redação).

O que isso significa ? Se você pular muitas questões e acertar apenas as difíceis, o sistema computacional irá deduzir que você chutou. Isso não significa que o candidato deve se focar nas fáceis. 

As questões mais complexas podem te colocar em um ponto melhor da escala, são um diferencial. O que eu recomendo ? Tente fazer TUDO. Se demorar muito tempo em um item, apenas pule e depois volte ...

NUNCA se intimide com o que parece difícil. Isso é comum, textos longos, porém fáceis de se resolver. São as questões difíceis que irão indicar quais são os melhores dos melhores.




5- INICIAR PELA REDAÇÃO ?

Depende. Isso não é uma regra. Se você tem dificuldades na escrita, então começe a prova fazendo o esboço do seu texto. Para quem tem ideias rápidas, tanto faz a ordem. Mas, se ficar muito nervoso, é melhor esperar. 

Não escreva logo de cara. Os argumentos podem demorar para surgir. Pense, pense, pense ... Qual é o objetivo do texto ? A introdução está boa ? Existem ambiguidades ? Quais as melhores expressões ? Tente se colocar no lugar do corretor. Qualidade é mais importante do que rapidez



Escrever é uma arte.





ENEM, ENEM, ENEM, ENEM, ENEM, ENEM, ENEM, ENEM, ENEM, ENEM

PACIÊNCIA, PERSISTÊNCIA, FOCO

FÉ, DEDICAÇÃO, GARRA

ESTUDO