segunda-feira, 23 de junho de 2014

Técnicas Meditação. VENÇA O ESTRESSE. FIQUE ZEN.

  Muito estressado para ser feliz ? Angustiado ? Incapaz de apreciar o momento presente ?

Veja excelentes técnicas de MEDITAÇÃO para alcançar a tão sonhada PAZ INTERIOR




O que é a meditação ? 


É, essencialmente, um estado especial de consciência. Meditar é mergulhar nas mais profundas entranhas do ser, convertendo a experiência comum em prazer extraordinário. É uma viagem onde "descascamos a cebola".

O que seria essa "cebola" ?

São nossos medos, angústias, crenças irrealistas, nossas ilusões acerca da Verdade. É preciso descascar a cebola, mergulhar no vazio que preenche.



Como e quando surgiu a meditação ?

Milhares de anos atrás, na pré-história. Existiu um momento em que o homem deixou de apenas pensar na sobrevivência e se deparou com o Cosmos e seus mistérios ... foi o início dessa longa viagem chamada meditação. Logicamente, surgiram muitas técnicas e estilos, budistas, cristãos, hinduístas, ateus. A meditação é para TODOS. O leque é enorme, variando de técnicas para executivos, até métodos para monges no Himalaya.

A espiritualidade humana passa por altos e baixos ... durante a segunda guerra, o cientificismo imperava, as pessoas tinham se afastado da conexão com o Universo.

O movimento hippie deu grande força para a espiritualidade mundial e popularizou as práticas transcendentais. A meditação está além de todas as religiões, até mesmo ateus podem praticá-la. Ultimamente, muitos a usam como uma forma de eliminar o estresse da vida cotidiana.



Vejamos as principais técnicas:

Mantra - é a mais famosa meditação existente. Para alguns, o mantra é um som com poderes sobrenaturais, proferido desde a fundação do Universo. Para outros, é apenas um barulho com efeitos "hipnóticos". Há quem diga que a respiração possa ser usada como um tipo de mantra natural.

Não importa a real natureza do mantra. O importante é que ele FUNCIONA ! 

Um dos maiores perigos na meditação é fazer perguntas demais, evite-as. Nem tudo pode ser explicado pela mente racional. Por que esse mantra causa tais efeitos ? Existem milhões de teorias. Foque-se na sua prática.

Basicamente, a meditação com mantras é repetir o som até que a mente transcenda para um estado avançado de consciência isso leva prática e não pode ser alcançado imediatamente. Repetir, repetir, repetir ... 



  Visualização - nesse caso, a ferramente principal é  a imaginação. Concentrar-se em um chakra, em um desejo e até mesmo um objeto (real ou abstrato).

É um tipo de meditação difícil ... mas os resultados podem ser muito bons. Excelente técnica para crianças, principalmente as inquietas. 

Meditação no Sol da sua mente imagine o astro-rei, seja o Sol. Mais importante do que visualizar é sentir, tentar fundir sua consciência com determinado objeto. Claro, é preciso muito treino. Meditação exige paciência e prática diária.

Dizem que a concentração em objetos específicos trás poderes especiais (chamados siddhis, mas isso é outra história).

  

Vipassana - significa "ver as coisas como realmente são". Não envolve concentração, mas sim ACEITAÇÃO.

Não somos onipotentes ... a frustração é causada pela nossa ilusão de poder. Vipassana é perceber que tudo é impermanente, desde a dor até o prazer. Tudo passaEssa prática nos leva a aceitar totalmente o momento presente, assim é possível desfrutar de imenso contentamento.

Você apenas observará todas as sensações, sem julgamentos, sem o desejo de mudar as coisas. Vipassana é aceitar a vida como ela é ... 


Gostou do texto ? Então compartilhe. Escreva suas dúvidas nos comentários, pode perguntar. Esse foi um guia de introdução, fique atento pois em breve sairão mais artigos ... Dê uma olhada no blog, também temos textos sobre dicas para estudo, concursos públicos, política. Somos ecléticos.