sábado, 5 de julho de 2014

Ilusões universitárias, aprendendo sobre a vida

Os pessimistas dirão que a vida é uma incontável sucessão de frustrações. Eu discordo, parcialmente. Ela pode até até ser ruim, mas nem tanto. Nesse texto falaremos sobre a vida universitária, seus mitos e idealizações





A fixação no vestibular

No último ano do colégio, principalmente em escolas particulares ligadas a cursinhos preparatórios, a pressão é MUITO intensa. Passar, passar, passar. Ou você passa, ou você passa !

O vestibular é uma nova religião. Conquistar a vaga é como chegar ao paraíso. E claro, os fiéis conseguem a "plenitude" somente através do estudo. Na China e Japão, mais de cem mil estudantes se suicidam por ano em função de tamanha cobrança  ...

Quando chegamos na universidade, percebe-se que todo aquele mundo fantástico não passava de idealização. Era apenas uma sala de aula ...

Não existe "templo do conhecimento". Não há discussões calorosas. E ainda nos deparamos com muitas instituições com salas e equipamentos sucateados, isso desanima (não mais do que os professores carrascos). E as greves ? São tão comuns, esqueça suas férias.

Só resta o puro tédio; mecanicista, conteudista e acadêmico. Não sei se nos cursos de humanas é assim, mas em exatas me senti como apenas um robô decorador de fórmulas.



Na escola, geralmente chegamos na sala em menos de 30 minutos. Ela costuma ficar muito perto da nossa casa.

Em universidades públicas tende a ser diferente ... a distância é MUITO grande. São Paulo, Rio de Janeiro,  Belo horizonte, Salvador e tantas outras cidades têm o trânsito CRUEL, muito cruel.

De ônibus é ainda pior. Na manhã TODOS são lotados. De noite a situação é um pouco mais agradável, porém muito mais cansativo. Chegar meia-noite em casa nem sempre é tão legal.

Todo santo dia fazer o mesmo caminho, ficar 90 minutos para ir e mais 90 para voltar ...

A ROTINA MATA




Se no colegial as pessoas não são tão unidas, na universidade será ainda pior. Principalmente no turno da noite, a maioria está preocupada demais com os filhos/trabalho/casa. Só te procuram se precisarem copiar a matéria da última aula ou para fazer aquele trabalho ultra difícil.

NINGUÉM vai te ajudar (no máximo um amigo íntimo). Na escola, se eu faltasse um único dia, todo mundo se preocupava, perguntavam se eu estava bem. Durante a faculdade, eu poderia ficar um mês inteiro fora que nenhum "amigo" mandaria uma mensagem perguntando "você está vivo ?"


Muitos professores mantém enorme distância dos alunos. Parece até que estão dando aula para as paredes. Na minha primeira faculdade era comum esse espírito de má vontade. Mas varia de instituição para instituição.

Alguns se irritavam com perguntas, odiavam lecionar. Nunca confiei em nenhum deles, eram completos estranhos. Me arrependo amargamente de ter entrado naquele curso.

Felizmente, isso ocorreu apenas na minha primeira faculdade, a outra foi mil vezes melhor ...



UM DIPLOMA NÃO FARÁ VOCÊ  ESPECIAL

Sim, aprenderemos coisas interessantíssimas. A universidade coloca o sujeito no pequeno grupo dos "letrados", os portadores do conhecimento.

Mas, mesmo que você conheça física quântica, psicologia, economia, linguística e qualquer outra complexidade acadêmica, sua realidade continuará basicamente a mesma.

Terá que aguentar seus pais ignorantes (pelo menos até terminar o curso rs). Você continuará esperando nas filas para ser atendido no mercado/banco/lanchonete e NUNCA será um "eremita superior acima do bem e do mal"

A mesma carteira de trabalho que um engenheiro tem, um padeiro também possui. O curso superior  não te dará nenhum privilégio. E carteira de motorista ? E a lei seca ? E o imposto de renda ? Tanto o pedreiro como o físico serão oprimidos pelo Estado na mesma intensidade.

Embora você tenha nível superior, continuará sendo inferior

Apenas mais um verme diante da enormidade do sistema. Basta cometer o menor deslize para ser preso e humilhado tal como os piores membros da sociedade. 

A riqueza torna o indivíduo especial aos olhos do Estado

O conhecimento não





MESMO COM O DIPLOMA, VOCÊ CONTINUA INVISÍVEL NA MULTIDÃO


O objetivo das universidades é criar empregados. Depois da revolução industrial, as classes dominantes perceberam que era necessário um exército de mão de obra qualificada.

Você será apenas um EMPREGADO. Sim, um mais um EMPREGADO. Haverá milhões que poderão te substituir. Sua única utilidade é gerar lucro, todo aquele conhecimento especial é inútil aos olhos dos patrões. Eles não ligam Marx, Nietzsche ou Kant.

Assim como todos os descendentes de proletários, você terá que vender sua mão de obra. Se deseja atingir o sucesso financeiro, será preciso MUITO mais do que estudo ...





TRABALHAR É CHATO


Vivemos o auge da psicologia. Sabe qual o motivo ? Porque a vida da maioria das pessoas é patética, repleta de trabalhos repetitivos ... isso é deprimente, não há como negar.

Fazer faculdade é apenas o primeiro passo. Uma boa parte dos homens mais ricos não chegaram a terminar o curso universitário (Bill Gates, Steve Jobs, Carlos Slim). Como eu disse, as universidades foram projetadas para criar empregados. São apenas mais uma  instituição social que tenta moldar o comportamento humano, assim como a Igreja, o governo e a família. 


Meu conselho é:

Aproveite sua universidade. Mas não se iluda com o mundo acadêmico. Mesmo que você seja o "gênio da turma", isso não significa NADA no mundo real.



Confira nossos outros artigos

FIM. GOSTOU ? ENTÃO COMPARTILHE
-----------------------------------------------------------------------------------------------------
------------------
-------