quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dicas de memorização para se dar bem nos estudos

Estudar e esquecer - essa é uma realidade frequente para muitos. Aprenda técnicas infalíveis para ampliar sua memória.



1- Resuma tudo e use palavras chave

 Vejo muitas pessoas que abrem um livro e simplesmente começam a ler, e ler, e ler ... isso não funciona.  Nosso cérebro não é  uma máquina que simplesmente aprende (a menos que você seja um gênio, mas não deve ser o seu caso). Leia tendo em mente um objetivo - encontre as palavras chave, sublinhe ou copie - em seguida, tente compreender os conceitos, as ideias principais. Reflita  sobre a leitura, seja  crítico. 

Livros de direito costumam ser  muito densos e enfadonhos. É uma excelente tática copiar os conceitos principais, pesquisar sobre eles e esclarecer todas as dúvidas.

O maior sinal indicando que você está aprendendo são as dúvidas - sim, isso mesmo. É impossível entender tudo logo de cara, o conhecimento exige esforço. O que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas.




  
2 - Ponha em prática tudo o que você aprendeu

  Todo conhecimento guardado na gaveta acaba sendo esquecido. Lembra-se daquele estranho osso que você tinha gravado na antiga segunda série ? Pois é, por isso que muitas pessoas se esquecem de tudo após fazer uma prova.  

Veja filmes que abordam os temas que você estuda, leia livros sobre isso, mergulhe totalmente nesse universo. Se você está estudando para medicina, assista ao "Doctor House". Estudando direito ? Veja a série do advogado "Mandrake" ou "Law and Order". Existem tantas opções ... eu só não recomento jornalismo sensacionalista rs.

Quando você pensa e interage sobre um certo tema, o seu cérebro interpreta que ele é importante para sua vida - é mais difícil de esquecer. As imagens e sons têm capacidade extraordinária de cativar nossa mente. Entre em grupos de discussão sobre o tema, converse com seus amigos e familiares - saia da teoria e entre na prática. 





3 - Nunca diga "eu detesto"

  Mesmo que você odeia o tema, NUNCA afirme isto. Muitas pessoas usam esse lema como desculpa para não estudar - "é muito chato", "eu não aprendo", "meu professor é um porre" - TIRE ESSAS IDEIAS NEGATIVAS DA CABEÇA. Memória é uma função muito psicológica, seus pensamentos estão constantemente a influenciá-la.

Inúmeras pessoas que afirmam "odeiar matemática" acabam criando um bloqueio interno. Eu sei que existem professores péssimos, mas nem por isso você deve desistir.



A Resistência - o que é isso ?

Resistência é a capacidade que nossa mente tem de esquecer e/ou não aprender. Somos bombardeados por milhões de informações, mas nossos sentidos não filtram tudo, pois a maioria delas são completamente inúteis.

Temos mais facilidade de memorizar o que acreditamos - sabe aquela professora que você tinha, mas que não concordava nem um pouco com as ideias dela ? Bem, provavelmente você não ia bem nessa matéria.  E aquele professor insuportável ?  

  O esquecimento é uma das formas de defesa - a maior prova disso é que certas pessoas que sofrem um trauma grave "esquecem" ou então criam uma nova versão do ocorrido (pesquise amnésia psicogênica). Quando alguém morre, muitos dizem - "mas fulano estava tão bem, será que ele morreu mesmo" ? Nem tudo é aceito de imediato pela mente. Muitos livros, tais como os de Direito ou História, são carregados de convicções ideológicas - nem sempre tão admitidas pelo inconsciente.

Gênios possuem uma resistência menor. Eles aprendem mais rapidamente, têm  ideias que surgem como relâmpagos. Mas você também pode libertar seu lado genial. Tudo é possível !

COMO DRIBLAR A RESISTÊNCIA AO APRENDIZADO ? 
CONFIRA NO PRÓXIMO POST ...