quarta-feira, 25 de junho de 2014

Técnicas de Redação. REDAÇÃO NOTA MIL

Um texto sem bons argumentos é como um bolo sem recheio. A retórica representa o ponto mais essencial de qualquer dissertação. Esse guia não serve apenas para o ENEM, seus macetes podem ser usados em qualquer concurso público.

TÉCNICAS DE REDAÇÃO PARA TIRAR NOTA MIL - SIM, VOCÊ PODE. 




Antes de começarmos com as dicas, é preciso esclarecer alguns detalhes sobre o ENEM - extremamente úteis para todos que venham prestar o exame nacional do ensino médio.

Dizem que a dissertação serve para convencer o leitor. Mas, no ENEM, isso é mentira ! Veja o motivo dessa afirmação - primeiro, seu corretor lerá milhares de redações (caso ele se lembre da sua, será um verdadeiro milagre rs).

Segundo motivo - para uma pessoa ser persuadida, é necessário o que podemos chamar de "honestidade intelectual". Isto é, ter mente aberta  e estar disposto a mudar.

Mesmo que fosse feita pelo melhor dos escritores, uma dissertação não seria capaz de convencer uma feminista a apoiar o estupro. Muito menos fazer um torcedor do time A ir para o time B - você mesmo sabe, discussão de time é altamente infrutífera, ninguém abre mão de certas opiniões.




Certas ideias só podem ser passadas através de falácias. Como você acha que a marca X convence os consumidores a comprar tal produto para "serem felizes" ? Usando a técnica da propaganda excessiva (uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade).

Mas, você não possui o poder da grande mídia - por isso, não pode ir contra "as verdades oficiais". Aquele que se atreve a nadar contra a corrente é taxado de "alienado", "radical", "louco" ...




Mas, o que eu quis dizer com isso ?

O objetivo da redação do ENEM é escrever dentro dos parâmetros, mostrando que você está alinhado às visões predominantes. Claro, ortografia conta - mas a ideologia é a espinha dorsal.

Você NUNCA deverá questionar certas "verdades absolutas" na sua dissertação - por exemplo, apoiar o aborto ou a pena de morte seria "violação dos direitos humanos".

Moderação é tudo - você deve ser original, porém sem os chamados "radicalismos". Ou seja, fazer um texto dentro dos parâmetros, que passe a ilusão de ser dialético (moderado) - mostre os vários ângulos da questão.




O ENEM é uma prova altamente utópica - o maior argumento para comprovar isso são as chamadas "propostas de intervenção". A miséria é um flagelo que perturba o homem há milhares de anos - você acha mesmo que em um único parágrafo seria possível dar uma solução para esse problema ?

Claro, milhares de teóricos, escrevendo milhões de livros não conseguiram ... mas um vestibulando conseguiria em um único parágrafo ! Proposta de solução é, na verdade, uma ilusão. Você NUNCA deve deixar de tentar agradar a banca. Faça o que eles querem,  esqueça as possíveis contradições do vestibular ...



Vamos ao que importa. Chega de blá, blá, blá

TÉCNICAS DE ARGUMENTAÇÃO


1- COMPARAÇÃO

Comparar é uma excelente forma de tornar suas afirmações verídicas. Use diferentes períodos da história, faça um link com o presente - exemplo - sou contra "isso" porque os nazistas praticavam tal absurdo na segunda Guerra.

Ao comparar, você estará associando uma imagem mental às sua ideias, desse modo, elas se tornarão mais claras. Devemos investir mais na educação ? A Coreia do Sul investiu pesadamente nos professores e no ensino, desenvolveu-se rapidamente. Por isso, o Brasil também deve - pois será benéfico ao nosso país. 

É semelhante a um silogismo. "Nações que investiram na educação cresceram. O Brasil é uma nação que precisa crescer, logo, investir na educação é necessário e comprovado historicamente". 




2- ARGUMENTO DE AUTORIDADE

Esse é muito bom. Ninguém acredita no que você fala - mas se "Einstein" disse, então é verdade ... pois é, a maioria crê nos especialistas.

Essa técnica tem duas vantagens - mostra que você possui bagagem cultural e dá credibilidade ao seu texto.  É como as chamadas fontes das reportagens jornalísticas - torna a questão verossímil. Filósofos, cientistas, doutores ... use e abuse da "sabedoria" deles.

QUEM OUSARIA QUESTIONAR UMA "AUTORIDADE" ?




3- GRADAÇÃO

NUNCA jogue a "bomba" logo de cara. Se o seu texto  possui posição forte, vá com calma. Na introdução, deve constar apenas as coisas "bonitinhas". Jogue os argumentos mais "pesados" lá para o final do texto ... 

 No ENEM, a introdução conta MUITO. Gradação é envolver o leitor lentamente. Exemplo - nenhum presidente chegaria em uma rede de televisão para falar "vamos aumentar os impostos e demitir funcionários, corte de gastos imediatos".

 Use o EUFEMISMO - grande recurso, sem ele a vida diária seria impossível rs. Bons escritores não mentem, eles apenas contam "verdades fantasiadas de mentirinhas rs".  Você pode mostrar o panda como um animal perigoso, urso capaz de assassinar um homem só com as patas ... ou dizer que o panda é fofinho.





4- PERGUNTAS TENDENCIOSAS

Acabar com o aquecimento global ou criar uma crise econômica devastadora ? Ao reduzirmos as possíveis escolhas, podemos induzir o leitor a nos apoiar.

Nos EUA, todos defendiam as liberdades civis. Mas diante da ameaça terrorista, a opinião pública disse sim para o ato patriótico. TODOS poderiam ser espionados, limitação das liberdades civis. A terra da liberdade se converteu em um país profundamente paranoico - onde bastaria pronunciar a palavra "Osama" para centenas de policias te perseguirem.

Bush disse - "liberdade ou segurança ?". Esse argumento tendencioso funciona. Limitar as escolhas para que fiquem ao seu favor. Você deve fazer perguntas que induzam o leitor a responder o que você deseja (perguntas retóricas).  




GOSTOU DO TEXTO ? ENTÃO COMPARTILHE

NÃO PERCA OS PRÓXIMOS POSTS
PROMETO AINDA MAIS DICAS



4 maneiras para ser FELIZ

Depressão, tristeza, desânimo ... esses males se instalaram em tantas pessoas. Ser feliz - sim, isso é possível !


Guia para alcançar o equilíbrio e harmonia.





RENOVE-SE -  NADA PIOR DO QUE CAIR NA ROTINA. Experimente novas comidas, viaje para outros lugares, faça amizades ... renovar é preciso 

Você precisa ter espírito aventureiro. A vida é uma aventura. 


O tédio é o maior veneno para alma




Perdoe - não é fácil esquecer decepções, mágoas e frustrações. Mas se você se esforçar, certamente que conseguirá dar um novo rumo a sua vida ...

No mundo, existem 7 bilhões de pessoas - SEMPRE haverá alguém para te amar, valorizar, ajudar. 

ACREDITE NO PODER DO AMOR




Seja você mesmo  - Você merece ser feliz ! NUNCA se esqueça dos seus sonhos.  Ajudar os outros é bom, muito bom.  Mas, lembre-se da sua própria existência.

Autenticidade é a melhor coisa - do que adianta apenas agradar os outros ? 



TENHA UM PROPÓSITO - Todos precisam de objetivos, de sonhos, de metas. Crie um propósito BEM grande, MUITO difícil de ser realizado - assim você ficará totalmente em sintonia consigo mesmo - preencha o vazio interior.

Alguns dizem que o otimismo é utopia ... e se for ? MELHOR ser otimista do que ser pessimista - até porque ver o lado ruim da vida não é capaz de alterar nenhuma circunstância.

Todos temos limites - aceite essa verdade e seja feliz.