quarta-feira, 2 de julho de 2014

A eficácia do SUBORNO

Milhares e milhares de deputados, senadores, vereadores, delegados, promotores, juízes, governadores, prefeitos ... os tentáculos de Leviatã são imensuráveis. Até mesmo para os grupos de pressão (lobbies) mais ricos e poderosos, vencer essa enorme rede burocrática é um desafio e tanto.





Diante de tamanha burocracia, as mínimas mudanças demoram décadas. Em todos os lugares, nos deparamos com a opressão do Estado. Para tirar uma simples carteira de motorista, gastamos horrores. Idem para o passaporte. Idem para abir um negócio. Idem para se aposentar. Idem para se tratar em um hospital público. Idem para conseguir uma carteira de trabalho (para homens ainda é mais difícil devido ao MALDITO certificado de dispensa militar, mas esse é um outro tema).


... Idem, idem, idem, idem, idem ...

Do nascimento até a morte, somos massacrados pelo Estado


Filas e mais filas. Dificilmente se revolve um processo judicial em menos de um ano. TUDO, simplesmente TUDO, na nossa vida envolve algum tipo de regulação do governo ...

O mundo está cada vez mais flexível, mas a burocracia continua sólida. É AQUI QUE SURGE A EFICÁCIA DO SUBORNO.




O que isso significa ?

Em uma sociedade obcecada pelo lucro, QUASE todo mundo tem um preço

Quem pode pagar, consegue burlar a lei. Ricos e pobres, todos utilizam essa ferramenta. Desde para driblar a lei seca, até mesmo para conseguir certificados de dispensa militar sem ter que se sujeitar a enormes filas e desconforto. Licitações, obras, contratos, licenças, $ $ $ $ $ $ $ $ $


Quanto mais dinheiro, maior o seu poder ...

DINHEIRO, DINHEIRO, DINHEIRO

MONEY I$ GOOD, GOD I$ MONEY

Leis federais tendem a ser difíceis de se quebrar. Quanto maior o cargo do indivíduo, mais alto o valor a ser usado no suborno. A propina nasce da necessidade de tornar a lei flexível ... 

A lei é cega, mas o suborno pode fazê-la ver você com bons olhos

"Em terra de justiça cega, quem tem grana é rei"

A lei é cega, incapaz de ver o sofrimento dos pobres. Incapaz de ver os enormes sacrifícios da população para sobreviver. Incapaz de facilitar a vida das pessoas honestas


A CONSTITUIÇÃO MORRE. É SUBSTITUÍDA PELA LEI DA OFERTA E DA PROCURA

Muitas vezes, não vale a pena (financeiramente) tentar convencer todo o congresso a mudar uma lei. Antigamente eu pensava: "ora, por que os maiores empresários não tomam o poder de uma vez por todas ?"

A resposta é simples  o poder do dinheiro é MUITO mais prático. Eis um ciclo vicioso. A propina é uma forma rápida e prática de se conseguir realizar os desejos ...

Por exemplo, vamos supor que os ricos querem tratamento VIP, desejam estar livres das meras obrigações dos cidadãos "comuns". Eles poderiam usar suas fortunas para convencer os políticos, lançar campanhas publicitárias defendendo suas ideias, mas tudo isso seria muito trabalhoso ... subornar é mais rápido.

A burguesia é uma classe extremamente reacionária, só parte para o ataque direto em último caso. Seu domínio é sutil, pelas beiradas ... eles gostam de controlar tudo nos bastidores, de influenciar delicadamente.




Em resumo, muitas lutas políticas seriam difíceis e longas de serem vencidas. Mexer em códigos de lei que afetam poucas pessoas seria demasiadamente trabalhoso ... então, ao invés de tentar mudar a política, é mais eficiente corromper seus agentes de modo que eles cooperem. É mais barato manipular as células do que controlar um sistema inteiro.

Imagine que você está passando por uma favela e chega um grupo pedindo "pedágio". Lutar contra eles seria muito trabalhoso, isso iria gastar homens, dinheiro, tempo, enormes prejuízos ... é melhor pagar o dinheiro que eles querem, pois será muito mais rápido e barato.


Embora haja custos com o suborno, os lucros são ainda maiores

Entretanto, em último caso, para fazer valer sua vontade a classe dominante precisa usar métodos "pouco ortodoxos". Na medida em que o dinheiro se tornou "o valor universal", nenhuma arma é tão poderosa quanto a propina  todos dependem do capital e o aceitam como princípio INQUE$TIONÁVEL. 


EIS A DITADURA DE MAMOM
$



A Ira Burguesa contra os DIREITOS HUMANOS

Chegamos em um ponto onde a sociedade valoriza mais os bens materiais do que a vida humana. Doentia veneração da propriedade privada. É a ira burguesa contra os direitos humanos, a máxima criminalização da pobreza.






Meses atrás, vi em um importante Jornal brasileiro a seguinte notícia: "Homem de moto rouba fulano. Em seguida, ao fugir, é baleado por policial disfarçado". A jornalista parabenizou o policial (anônimo). Isso foi ABSURDO. TOTALMENTE DESUMANO.



O assaltante não tinha ameaçado ninguém, estava fugindo depois do roubo. Mas segundo ela, mereceu morrer pelo simples fato de ser um ladrão. Sim, temos direito à legítima defesa. Entretanto, o criminoso já estava bem longe, não representava nenhum perigo. Foi assassinato puro e simples, praticado pelo Estado e aplaudido pela mídia.


UM CELULAR VALE MAIS QUE A VIDA HUMANA ?





Claro que é extremamente desagradável ser roubado. Mas isso não justifica as matanças desenfreadas praticadas pelo Estado.

Autos de resistência e desacato à autoridade, as duas desculpas favoritas de quem mata indiscriminadamente.


Assaltantes também são seres humanos. Eles têm família, filhos, amigos. Acreditar que uma pessoa merece morrer só pelo fato de ter roubado é o cúmulo da psicopatia.





E SE FOSSE SEU FILHO ? E SE FOSSE VOCÊ ?


Qualquer um pode ser confundido com um "fora da lei". Até mesmo a pessoa mais honesta do mundo, é perfeitamente possível. O feitiço pode se voltar contra o feiticeiro. Se o Estado te torturasse, se o governo matasse seu filho, você aceitaria um simples pedido de desculpas ? Você gostaria de ver uma rede de televisão comemorando a morte de seu parente ou amigo ?

Se sua mãe fosse linchada e morta por engano, você aceitaria um simples pedido de perdão? 

Será que ainda somos tão bárbaros quanto no tempo do rei Herodes ? Deveríamos voltar ao estágio tribal ?

OLHO POR OLHO E O MUNDO FICARÁ CEGO





Eu fico imaginando, "quantos Amarildos existem ? " ...





O SILÊNCIO CALA A BOCA DOS INOCENTES E FAZ PREVALECER A VERDADE DOS CULPADOS





Por que sou a favor dos direitos humanos ?

1- Eu, assim como você, sou humano. Defender tais direitos é uma forma de me proteger dos abusos do Estado. Por exemplo, quando a tortura é permitida, qualquer pessoa considerada inimiga do governo pode ser duramente torturada. A História nos mostra que é muito comum condenarem os inocentes. O fundador da maior religião do Brasil, Jesus Cristo, foi condenado ... Lembra-se disso ?

2- A violação dos direitos humanos é apenas mais uma forma das classes dominantes manterem seu enorme poder. A desigualdade social é a principal causa do enorme número de crimes. Inevitavelmente, as camadas mais excluídas da população se voltam para a criminalidade, pois é sua única alternativa viável de sobrevivência.

"NEM DEUS É TÃO SAGRADO QUANTO A PROPRIEDADE PRIVADA"


3- O povo está sendo hipócrita. Por quê ? Querem atacar o lado mais fraco da sociedade, querem matar quem rouba uma simples bolsa. Mas diante da exploração diária, ficam calados.

Conhece o termo "mais-valia" ?

Pois é. Você trabalha o mês inteiro, gera enormes lucros para seu patrão. Mas recebe apenas 800 reais, enquanto ele fica cada vez mais rico. O capitalismo é baseado na exploração. Quem é o verdadeiro ladrão ?

O pobre rouba. O Estado confisca. O rico investe


Vejam a ironia: quem ataca os direitos humanos está preocupado em matar ou punir simples criminosos, esquecem que existem pessoas muito mais perigosas soltas por aí. Enquanto os trombadinhas roubam carteiras, os magnatas usurpam vidas inteiras.




"Quanto menos come, bebe, pensa, ama; mais economiza e mais cresce o teu capital. És menos, mas tens mais. Assim todas as paixões e atividades são tragadas pela cobiça".

"As ideias dominantes numa época nunca passaram das ideias da classe dominante".

"O trabalhador só se sente a vontade no seu tempo de folga, porque o seu trabalho não é voluntário, é imposto, é trabalho forçado."





Multinacionais sonegam bilhões em impostos. Marcas famosas usam o trabalho escravo. Já ouviu falar sobre os dimanante de sangue ? E das empresas que patrocinaram regimes ditatoriais para lucrar ?

As pessoas criticam Adolf Hitler, ficam horrorizadas diante do nazismo ... Mas não percebem que, muitas vezes, cometem os mesmos erros. Tudo começa aos poucos  primeiro matam os bandidos, depois restringem a liberdade, e no final, todos os cidadãos são inimigos do Estado.

Cuidado com a mídia. Para os grandes magnatas, os pobres são uma ameaça. A "vovó do pó" não é a maior responsável pelas mazelas do Brasil, mas sim o governo com seus impostos abusivos e os empresários que escravizam milhões. 




"Leis são como teias de aranhas, só pegam os insetos menores"

A mídia usa os pequenos criminosos como bodes expiatórios. Ela cria inimigos para serem atacados, distraindo a população e ocultando a verdadeira causa dos problemas sociais.

Eu aprecio imensamente o trabalho dos policiais. Muitos são espetaculares. Mas, no fundo, também são vítimas do sistema. Oprimidos por um governo que paga míseros salários, que adora negligenciar suas necessidades e os coloca além do limite. Tomados pelo medo que a mídia planta no inconsciente coletivo.



PENSEM

QUAIS SÃO OS VERDADEIROS INIMIGOS ?