segunda-feira, 7 de julho de 2014

ENEM. FAZENDO REDAÇÕES SOBRE TEMAS DIFÍCEIS.


A redação tem peso MUITO grande. Sem uma nota alta (pelo menos 700 pontos) é quase impossível passar para os cursos mais concorridos. Nesse post, falaremos como elaborar textos sobre temas intrincados que derrubam inúmeros candidatos.




Imagine que você está no vestibular e lê o seguinte tema na proposta de redação: "Disserte sobre a eutanásia". E agora ? 

E se fosse: "Qual é o impacto do marco civil ? Como podemos explicar as manifestações ?"

Pois é ... existem uma série de assuntos complexos. Inicialmente, o indivíduo pensa que sabe, mas nem sempre consegue argumentar. Todo mundo já escutou falar sobre os protestos, mas poucos conseguem traçar uma explicação lógica e convincente.




Quais características de um assunto difícil ?

1- É polêmico

Falar sobre o aborto parece fácil, mas não é. Primeiro porque dependendo do que você escreva poderiam zerar sua redação alegando que "infringiu os direitos humanos". Mas, manter-se em cima do muro também não renderia boa nota. 

2- Envolve política

Hoje a informação está mais difundida do que nunca. Mas isso não significa que as pessoas estejam mais informadas. São tantas tarefas, compromissos, responsabilidades ... 

Milhões já ouviram falar no Mensalão. Eu garanto que menos de um por cento das pessoas saberia explicar essa trama política.

E a Ditadura Militar ? Igualmente conhecida, porém de maneira superficial. Isto é: existem muitos temas que parecem simples, mas são muito extremamente complexos. Nem tudo é o que parece

Você sabe que israelitas e palestinos vivem em conflito. Conseguiria explicar o motivo ? Para fazer uma excelente redação é preciso ir além do senso comum, ultrapassar as barreiras. Quem escreve o óbvio, recebe uma nota medíocre ... política é muito mais do que corrupção e impunidade.

3- Eventos específicos

NINGUÉM imaginaria que o ENEM fosse cobrar o tema da imigração. É muito específico, ainda não representa um grande problema na realidade brasileira (ao contrário dos EUA).

Nem sempre os vestibulares usam temáticas que estejam em moda. Preste atenção nas pequenas notícias, aqueles fatos que todos juravam que jamais iriam ser cobrados no vestibular. De vez em quando, a banca gosta de surpreender os candidatos.


A dificuldade é relativa. Existem assuntos que dominamos totalmente, outros nem tanto ... e em certas ocasiões, nunca ouvimos falar sobre o tema.

COMO DRIBLAR A DIFICULDADE ?



CONTROLE O NERVOSISMO

Durante a prova, você estará tenso. Respire fundo, beba água, tente relaxar. A ansiedade tem o poder de provocar amnésia temporária. 

Em último caso, deixe a redação para depois. Vá respondendo o resto da prova e espere as ideias clarearem. Fazer correndo será inútil. Mesmo que você não saiba NADA sobre o tema, ainda é possível ganhar pelo menos uns 600 pontos. Ficar "enchendo linguiça" não é bom, mas é MUITO melhor do que deixar o texto em branco e levar zero. Use a cabeça, seja esperto. Pense como o corretor. 


ATENÇÃO AOS DETALHES

Imagens, datas, nomes, tudo isso pode revelar dicas. Em alguns casos, aparecem questões de múltipla escolha com o mesmo tema da redação. NUNCA copie o texto motivador. Leia MUITO. o ENEM é uma prova que exige bagagem cultural. Filosofia, História, Geografia e Sociologia são as melhores matérias para desenvolver a argumentação. Até mesmo os "exatoides" precisam desse conteúdo para poderem passar. Estude sobre o acordo ortográfico. 


É MELHOR PREVENIR DO QUE REMEDIAR


Antes da prova, faça uma lista com as principais notícias. Relembre tudo que aconteceu. As provas são elaboradas com bastante antecedência, então esqueça os acontecimentos das últimas semanas. Por exemplo, no ENEM 2014 podem cair fatos de 2013. Estude muito. Não adianta saber pela metade, é preciso ser craque. 

TEMAS QUENTES

Ditadura militar 

Marco civil 

Assuntos ligados aos direitos humanos

Manifestações

Eleições, participação popular na política.

preocupações ambientais


Nosso blog tem ainda mais links com dicas para redação e ENEM. Vejam só:

vestibular.tv