sábado, 4 de outubro de 2014

Jesus e o Comunismo

Imagine o seguinte cenário:
Sarah vive em um mundo terrível. Um mundo onde todos precisam subir uma grande montanha para chegar até a fonte com água. Claro que sem água ninguém sobrevive. Portanto, todos precisam chegar até a fonte (óbvio rs)

Mas, existe um probleminha (problemão): somente um único elevador é capaz de levar as pessoas até o topo da montanha e ele é controlado por pouquíssimas pessoas. Para subir, é necessário se submeter às vontades dos "donos do elevador". 

Infelizmente, nem todas as pessoas sobem, muitas morrem de sede. Os donos do elevador exploram o povo, pois exigem que o mesmo trabalhe muito para poder subir até a fonte ...



Claro que existe toda uma grande pirâmide social - os donos do elevador, os comerciantes (sim, existe comércio nesse mundo), o povo comum, os guardas. A moeda de troca é conseguir subir até a montanha, e alguns conseguem melhor do que outros ...

Abaixo dos "donos do elevador" existe todo um sistema com diferentes classes sociais.

Até que um grupo de "pessoas comuns" pensou: - "ei, por que se submeter às vontades dos donos do elevador ? Podemos lutar contra eles e tomar seu poder"  

Novamente existe outro problema - só existe um elevador. Mesmo quando o oprimido toma o lugar do opressor, a desigualdade continua existindo. 

Nesse caso, a desigualdade é a incapacidade de todos subirem até a montanha porque existe apenas um elevador. Sim, os recursos são escassos.




Anos se passaram ... e surgiu um grupo ainda mais radical. Eles pensaram: "Temos a solução definitiva ! Basta construir uma grande escada. Desse modo, todos poderão subir livremente e alcançar a água. Nunca mais ninguém passará sede"

Mas novamente, existem outros problemas:

Primeiro:
Será necessário derrotar os donos do elevador e os guardas. Demoraria muito tempo até a população se voltar contra o sistema. Existe uma conservadora estrutura social difícil de se romper, nada muda da noite para o dia.

Segundo:
A montanha é MUITO alta. Construir uma escada larga e de tamanha altura seria EXTREMAMENTE demorado. Muitos e muitos séculos ... Isto é, construir a escada seria um processo tão demorado, que ninguém de hoje conseguiria viver tanto tempo até ver o projeto concretizado (e se fosse concretizado).






 QUE LUTA VALE A PENA ?

Para descobrir que luta vale a pena, precisamos pensar em uma bolsa de valores. Claro que nada é instantâneo, paciência é necessária. No entanto, nossa paciência não é infinita - um dia morreremos, somos limitados pelo tempo.

Imagine que exista um tipo especial de ações na bolsa de valores - elas seriam capazes de multiplicar seu patrimônio em cem milhões de vezes. No entanto, seria necessário esperar no mínimo 400 anos, antes disso elas não renderiam nenhum centavo. Além disso, seria necessário que você aplicasse TODAS as suas economias. 

Esse investimento vale a pena ? NÃO ! Pois nunca seria possível colher os frutos - na prática, investir em ações que demoram 400 anos para começar a render é o mesmo que rasgar o dinheiro.

"Ah, mas os filhos dos filhos dos filhos dos meus filhos colheriam o resultado". E você seria capaz de sacrificar todas as suas economias para garantir um bom futuro para os filhos dos filhos dos filhos dos seus filhos rs ? Talvez até lá a humanidade já esteja extinta  rs.

Do que adiantaria tentar criar uma escada que você NUNCA iria usar ?



Vivemos em um mundo capitalista e cruel. Nem todos tem acesso à água, comida, saúde etc. Então, surge a ideologia comunista. Imagine um mundo perfeito onde todos tem água, comida, moradia. Um mundo onde ninguém é explorado, blá, blá, blá ... 

Demorou mais de 300 anos para o Brasil se tornar uma República. Foram necessários séculos para a escravidão chegar ao fim. Certamente que para surgir um mundo onde não existe a desigualdade (ou ela é mínima possível) irá demorar no mínimo 100 anos ... 

Pense bem, só para aprovarem o casamento gay demorou uma eternidade. Mudar a desigualdade, base mais fundamental da sociedade em que vivemos, é um processo MUITO lento. 

Mesmo se esperarmos algumas décadas por uma revolução, ainda serão necessárias muitas outras décadas para que as coisas sejam ajustadas. Será que você viverá tanto tempo ? Bom, eu não acredito em matusaléns ...

Comunismo e cristianismo têm um ponto em comum

Quando Jesus foi crucificado, existiu (existe) uma vertente do cristianismo que pregava "Jesus Irá voltar". Até aí tudo bem. O problema é que eles pararam de trabalhar, de se divertir, de viver - sua vida se resumia a esperar Jesus voltar. Esperando, esperando, esperando ... todos esperavam por uma vida melhor, livre da tirania e opressão.

Quando a bíblia foi escrita, eles falaram que o fim dos tempos estava próximo. Bem, faz dois mil anos e ainda NADA ... ainda rs.

Uns esperam o salvador celestial, outros esperam a revolução comunista ...



Não vale a pena investir em algo que só rende juros após nossa morte. Melhor lutar por um elevador do que tentar construir uma escada que nunca chegaremos a usar


Enquanto jesus não volta, faça comentários no meu blog


POp POPS

POP

'


1


2