sábado, 28 de junho de 2014

ELEIÇÕES 2014. COMO VOTAR ?

As eleições estão chegando — está em dúvida sobre quem votar ? Confira esse texto. O melhor guia sobre política da web




Tenha em mente que política é baseada em ideologias

Não vote no candidato X ou Y porque ele é bonitinho. Os políticos estão ligados (e subordinados) aos seus respectivos partidos. Cada instituição tem uma tradição e interesses próprios. 

NÃO ACREDITE EM PROMESSAS 

Prometer é fácil, muito fácil. Eu prometo, você promete, nós prometemos, eles prometem ...

Verifique todo o histórico do seu candidato. Acesse diferentes sites/jornais/canais muitos meios de comunicação possuem certos contatos com determinados candidatos e claro, eles puxarão sardinha para os mesmos. NINGUÉM É NEUTRO.




 NÃO ACREDITE NA PROPAGANDA OFICIAL

Ela NUNCA É IMPARCIAL. Seu objetivo não é informar, mas sim convencer. Propagandas são falaciosas, elaboradas através de intrincadas técnicas de marketing. Você tem que procurar a verdade por si mesmo. Musiquinhas, imagens bonitas, depoimentos "reais" ... ignore. 

Claro que TODOS precisam vender seu peixe, isso é perfeitamente normal. No entanto, se a sua intenção é ser um eleitor crítico, veja a propaganda com ceticismo. Mantenha a mente aberta sem deixar o cérebro cair.

Sabia que Hitler chegou ao poder pelo voto ? 

O Fuhrer chegou a dizer: 
"uma mentira dita mil vezes torna-se uma verdade"




 QUAL É O SEU PERFIL POLÍTICO ?
 
  ESQUERDA 
X
 DIREITA 
Política é muito mais do que votar em um candidato. Senadores, deputados, presidentes, vereadores — NENHUM deles governa sozinho.

Votar simultaneamente em candidatos de partidos com interesses opostos é o cúmulo da estupidez. NENHUM político poderá exercer o poder se a oposição for muito grande. Escolha seus representantes com base nas suas preferências ideológicas. Por exemplo, se escolher um político ligado ao socialismo ou liberalismo, não vote em outro que rejeite essa ideia.  SEJA COERENTE


Qual é o seu lado? Esquerda ou direita ?

ESQUERDA  Focam no lado social. Para eles, o Estado deve ser interventor, promover o bem-comum. São contra a privatização, defendem políticas sociais.

Os esquerdistas tentam diminuir a desigualdade social. Defendem ações como a desapropriação de latifúndios e não aceitam influência do capital internacional. Para eles, em 1984 ocorreu o Golpe Militar (alguns membros da direita chamam de "revolução de 64"). Consideram a meritocracia falha e abominam a manipulação da burguesia (donos do capital).

Logicamente, existem muitas vertentes dos movimentos políticos. Alguns esquerdistas são ferrenhos comunistas, defendem a ditadura do proletariado e os meios de produção nas mãos do Estado (leia Karl Marx para entender melhor). Outros são moderados, reivindicam  melhorias salariais e diminuição dos abusos do capitalismo. Nem sempre são contra o sistema vigente.


Principais membros da esquerda intelectuais das ciências humanas, camadas populares, pessoas com tendências "revolucionárias", camponeses insatisfeitos com a distribuição da terra, estudantes universitários, líderes de sindicatos, adeptos do anarquismo/comunismo, defensores dos direitos humanos, operários irritados. Em suma pessoas insatisfeitas com o capitalismo e suas cruéis contradições.

É óbvio que nem sempre os grupos citados são necessariamente de esquerda. Existem exceções. Política não é uma ciência exata.



DIREITA Defensores da meritocracia. Alguns são adeptos da globalização do capital, enquanto seguidores de outras vertentes são ferozmente nacionalistas e até xenofóbicos (extrema-direita).
Não questionam o capitalismo. Para eles, a propriedade privada é um valor INDISCUTÍVEL. O que isso significa ? São contra camponeses invadirem terras de grandes fazendeiros, não admitem que as fortunas dos grandes ricos sejam questionadas.

Costumam ver movimentos populares como baderna e vandalismo. Além disso, são a favor do Estado policial e de duras penas para qualquer um que se atreva a quebrar a lei têm horror aos defensores dos direitos humanos, acreditando que se tratem de "protetores de bandidos".
 
Para os membros da direita, o sucesso depende exclusivamente do próprio indivíduo. Não aceitam a intervenção do Estado na economia (exceto os nacionalistas, que defendem o protecionismo). Querem menos impostos se opõem aos programas sociais, tais como as cotas ou ajuda monetária do governo aos mais pobres. Pregam a subordinação da economia à mão-invisível (exceto nas crises). 



Flertam com o liberalismo ou neoliberalismo. Há vertentes que são a favor de um Estado nulo, com a maior de liberdade possível (anarco-capitalismo). Outras são fortemente patriotas, segundo elas, o indivíduo tem obrigação de lutar pelo seu país e servir à Nação, esse é o eixo totalitário —  seu maior lema é "vigiar e punir".  

Para a esquerda, os criminosos são frutos das contradições da sociedade. Já a direita, os vê simplesmente como bandidos que escolheram ser assim e devem ser punidos o mais severamente possível. A esquerda foca no coletivo, a direita foca no indivíduo.

Principais membros da direita empresários, banqueiros, socialites,  conservadores, defensores da "ordem", sacerdotes de religiões tradicionais, classe média, a grande mídia, setores militares (altas patentes), capitalistas internacionais.Não são necessariamente ricos, mas TODOS defendem a meritocracia e o capitalismo. Os direitistas "moderados" são a favor de programas sociais e de mudanças lentas, desde que não afetem seus adorados privilégios. 



GOSTOU ? COMPARTILHE
DÚVIDAS ? PERGUNTE. 
VEJA OS OUTROS ARTIGOS DO BLOG

A cultura do futebol e a depressão operária

Antigamente, se você perguntasse para um menino "o que você deseja ser quando crescer ?", ele responderia: "médico, advogado, engenheiro ..."

Hoje, ao fazer a mesma pergunta, escutaremos: "jogador de futebol, celebridade de reality show, cantor". Isso demonstra a depressão operária. As pessoas já não acreditam que podem alcançar o sucesso com a  iniciativa privada, o empreendedorismo está em crise.

Concursos públicos, loterias, futebol  —  essas são as maiores esperanças da maioria. As pessoas pensam que o sucesso é questão de "sorte".

O POVO TROCOU A RAZÃO PELA ESPERANÇA



O país da "estabilidade"



A estabilidade NÃO EXISTE. Todas as crises econômicas confirmam esse fato. Riscos são necessários, aquele que não ousar arriscar estará fadado ao fracasso.


Na Idade Média, os nobres viam os burgueses de uma maneira muito negativa. Hoje em dia, existe uma nova classe de aristocratas  —  os funcionários públicos  —  eis  a "Era dos concursos". Se antigamente os privilégios vinham do "sangue", hoje eles são oriundos do esforço pessoal, mas isso não os torna mais aceitáveis. Os tentáculos do governo estão longos demais. 

O Estado brasileiro precisa fazer uma dieta.

Claro, funcionários públicos são necessários  —  mas quando os maiores cérebros se voltam para o funcionalismo público, isso é perigoso. O número de universitários querendo ingressar nas companhias estatais é MUITO grande. Onde estão os nossos "Bill Gates" ? Onde estão os "Steves Jobs brasileiros" ?

BUROCRACIA NÃO PRODUZ RIQUEZA




Enquanto os burocratas são recompensados com salários opulentos, os empreendedores são massacrados por incontáveis impostos. Para onde esse dinheiro vai ? Ah sim, em direção aos nossos "excelentes hospitais", "maravilhosas escolas" —  os serviços públicos estão "perfeitos".

O Brasil tem potencial para crescer  —  mas existem políticas destrutivas, muitos vícios culturais e econômicos.

3 METAS PARA COLOCAR EM PRÁTICA



1- CORTE IMEDIATO DE IMPOSTOS

Diminuir gastos. Cortar salários dos membros dos três poderes. Eliminar todos os supérfluos. Cobranças mais pesadas aos funcionários públicos  —   é preciso impor metas de produtividade e demitir TODOS aqueles que seja ineficientes.  O dinheiro público não é capim, precisamos de mais TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIDADE. Querem melhores salários ? Então tratem de gerar mais dinheiro para a nação.

NÃO EXISTE ALMOÇO GRÁTIS

Precisamos de grandes negócios. A economia tem que girar. Menos taxas, menos burocracia. O lugar de Leviatã é no inferno. O Estado é um gigante com pés de barro.

DESREGULAR PARA CRESCER





2- Fim da cultura de loteria

É através trabalho que a riqueza é gerada. Infelizmente, a mídia coloca no imaginário popular ideias extremamente fantasiosas.

A sociedade do trabalho se tornou a sociedade do consumo

Fulana ficou rica com um vídeo de funk no You Tube ... Fulano ficou milionário jogando futebol. A vida não é assim ! O foco não deve ser o gasto, mas sim o ganho. Não saia torrando seu dinheiro.  Economize, invista, multiplique seu trabalho. Cada centavo é duro para ser conquistado, não é racional desperdiçar. Eduque seus filhos desde cedo, ensine que viver é muito mais do que ir ao shopping.

Estude, trabalhe, use seus talentos. Precisamos estimular os trabalhadores, mostrar que eles são capazes, aumentar a produtividade. Lute, batalhe, use a inteligência. Mais de noventa por cento dos ricos não são jogadores de futebol. Eles alcançaram suas fortunas com trabalho duro, criatividade e MUITA dedicação.

Não existem milagres. Seu sucesso só depende de você 


3- Mais investimentos na educação

Japão, Coreia do Sul, Cingapura  —  em menos de 30 anos eles cresceram absurdamente. Tecnologia, pesquisa científica, conhecimento, é assim que se cresce. Modernização já !

Menos gastos com subsídios aos fazendeiros e mais com investimentos na tecnologia. Chega de estádios, chega de festa com o dinheiro público. BASTA !

Será que seremos eternamente agrícolas e subdesenvolvidos ? 

As grandes potências não se orgulham dos seus celeiros, tampouco da sua capacidade turística. 
O Brasil é muito mais do que uma bela paisagem


fim aos vícios da burocaria
fim da politicagem




SÓ HÁ UMA SOLUCÃO
 MERITOCRACIA 
TRABALHO DURO
DEDICAÇÃO