terça-feira, 17 de junho de 2014

Os tipos de chefe ... e como tirar proveito deles

É tão ruim ser um mero subordinado, mas fazer o quê ? Desde que o mundo é mundo, existe a famosa pirâmide social. Se revoltar e gritar não é uma forma muito eficiente de resolver os problemas, mas com inteligência e MUITA paciência podemos alcançar um precioso lugar ao Sol.



Veja os tipos de chefes mais comuns e como vencê-los.



Autoritário - se acha o máximo, gosta de humilhar os subordinados. Existe em todos os meios - comum dentre os "novos-ricos", mas também está presente até mesmo nas classes menos abastadas.

   Tem complexo de inferioridade e gosta de pisar nos outros para se auto-afirmar. Não confronte-o diretamente, pessoas assim são extremamente vingativas e podem ser muito perigosas.

  Sua maior arma contra ele é a astúcia - chefes autoritários não resistem a elogios e "pucha-saquismos". Você deve alimentar a vaidade dele, pouco a poco, o ego vai crescendo, até que ele cometerá uma atitude tão extrema que será arruinado. Por mais poderoso que ele seja, seu chefe não é Deus. Em qualquer meio existem comportamentos inaceitáveis, até mesmo para os "grandões". Faça-o confrontar a própria instituição, será o fim dele.



Indeciso - não deveriam estar no comando, mas estão. São muito influenciados pelas opiniões alheias, especialmente por boatos. Você deve manter-se próximo dele, basta criar uma ligação emocional com esse tipo de chefe e ele ficará "sem graça" de tomar qualquer atitude que te prejudique. Se você se esforçar, poderá fazer a cabeça do seu manda-chuva e assumir o comando nos bastidores. Mas cuidado, faça tudo BEM devagar ...



Irresponsável - precisa explicar melhor ? É o tipo que não quer nada com nada e ainda culpa toda a equipe pelo fracasso. Alguns podem até apreciar esse tipo de chefe, principalmente devido ao fato de costumarem ser menos exigentes; mas não se iluda - ele não hesitará em te prejudicar se for preciso. Nesse caso, a melhor coisa que o grupo tem a fazer é se reunir e denunciá-lo. Mas você não deve fazer isso sozinho, pois todos poderão ficar ao lado do chefe e te fazer de bode expiatório.



Independente do tipo de chefe, é preciso  manter a calma e não se alterar. Você não quer perder a razão, não é mesmo ? Com paciência e estratégia, qualquer obstáculo pode ser vencido.

Como escrever bem. Um guia para ENEM e concursos públicos.

Embora nem todo mundo possa ganhar o nobel da literatura, todos podem ser bons escritores - é só uma questão de prática e alguns "macetes". Vejamos algumas dicas infalíveis para você  libertar seu "Machado de Assis interior" :




1-  Use o bom senso. Sou contra todas aquelas fórmulas de bolo artificiais passadas por professores de redação - elas deixam seu texto com cara de vazio e "quadrado". Escrita não é matemática. Após escrever um texto, leia-o minuciosamente e faça uma autocrítica. É fácil separar o trigo do joio, basta prestar atenção nas sutilezas.

2- Leia MUITO. Use citações de autores famosos em seus textos, impressione a banca com sua cultura. Mas cuidado, palavras bonitas não refletem necessariamente um bom conteúdo. Lembre-se da "regra de ouro", mantenha o equilíbrio e seja o menos hermético possível - uma boa redação deve ser clara e de fácil leitura. Leia revistas, jornais, livros, blogs ... LEIA.

3- Escreva. Fazer um texto é uma arte ... e que arte ! Só se aprende a cozinhar, cozinhando. Só se aprende a pintar, pintando. O mesmo vale para a arte da escrita. Não pense que ler milhões de manuais sobre técnicas de redação será suficiente para escrever bem  - a teoria é INÚTIL sem a prática.

4- Pense como a banca de correção.  Você pode ser o maior escritor do mundo, mas se não escrever o que eles querem, pode dar adeus para sua tão sonhada vaga. Todo concurso tem uma linha ideológica própria, evite polemizar. Normalmente as pessoas que corrigem pensam como o "senso-comum" e certamente que a banca tem um amplo desprezo por todo tipo de inovação. Não escreva um texto óbvio, mas cuidado para não extrapolar ... na dúvida, é melhor "andar em cima da linha"

5- Não tenha medo de errar. A autoconfiança influencia nossa mente inconsciente. Muitos candidatos ficam extremamente nervosos e apavorados só de pensar na bendita redação. O medo de errar é seu maior inimigo. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai ? Nem sempre a vitória é imediata, é errando que se aprende.



   Quem insiste, sempre alcança.


Como passar em concursos ? Sucesso !

A vida é uma competição. Antes de nascermos, lutamos contra mais de 300 milhões de espermatozoides - você é muito mais talentoso do que pensa. Indivíduos, nações e grupos de todo o tipo têm interesses opostos - somente o planejamento minucioso permite alcançar a tão sonhada vitória.


Veja 4 dicas imperdíveis -

1- Esqueça a sua opinião.  Todas as instituições têm ideologias próprias e elas não aceitam ninguém que vá contra suas "verdades absolutas". Por exemplo, em um concurso para PM nenhum candidato pode falar abertamente que é contra os direitos humanos, no entanto, apresentar um discurso radical contrário aos grupos dominantes é altamente perigoso. Policiais tendem a ser conservadores, e dificilmente aprovariam alguém que se diz defensor do MST ou apoia a "revolução comunista" 
  Enquanto você estiver na base da pirâmide, mantenha suas verdadeira intenções escondidas.

  Lembre-se que a sociedade é hipócrita, NINGUÉM chega ao posto de presidente de uma empresa sendo sincero. Outro exemplo - o ENEM é uma prova que supostamente "zela" pelo bem comum, mas nenhum candidato seria aprovado se criticasse abertamente a incompetência do MEC ou se afirmasse que os professores estão dentre os responsáveis pela péssima educação (a prova é corrigida por professores, mesmo que eles tenham um peso de culpa, jamais admitiriam).

2- Não se intimide com os candidatos.  

Em certos momentos, pensamos que todo mundo é um gênio ... amarga ilusão. Os outros candidatos, inclusive seus amigos, estão tão ansiosos e preocupados quanto você. Lembre-se que se eles fossem realmente tão bons, não estariam prestando um concurso e sim aproveitando a vida em um luxuoso hotel 7 estrelas de Dubai - queira ou não, todos estão no mesmo barco.

3- Cuidado com cursinhos preparatórios

Alguns não valem nada, só querem saber de encher o bolso de dinheiro. Eu diria que 80 por cento do sucesso depende exclusivamente de você. Não vá naquela onda de fazer milhões de cursos sem parar - o estudo solitário permite uma retenção muito maior de conhecimento. Além do mais, a própria internet conta com muito material de excelente qualidade e gratuito. 
   
Se o seu dinheiro é escasso, não recomendo torrá-lo em aulas mirabolantes que te dão a ilusão do conhecimento.

4- Prepare-se emocionalmente. 

Você pode ser um gênio, mas toda sua inteligência será inútil se não for corretamente regulada. Ansiedade é perigosa, muito perigosa. Respire profundamente, evite as redes sociais na véspera da prova, aprenda técnicas de yoga ou meditação, faça sexo ... mas acima de tudo, CONTROLE-SE !

   É natural que haja muitas questões difíceis. Isso é bom - elimina os outros candidatos. Se você estudou, então você é capaz. Mas se não estudou, mantenha a calma e use o raciocínio lógico - muitas questões não dependem de conhecimento propriamente dito e sim de capacidade de interpretação. Talvez por isso que inúmeras pessoas tenham enormes dificuldades, pois embora saibam a matéria, não conseguem aplicar o conhecimento. Por isso é bom praticar e resolver incontáveis exercícios. Ler também é fundamental.


 QUERER É PODER. QUEM ESTUDA, SEMPRE ALCANÇA.

http://trindade33.blogspot.com/