terça-feira, 15 de julho de 2014

ERROS POLÍTICOS E PONTOS FRACOS

Muitas vezes, os ativistas cometem erros amadores, permitindo o enfraquecimento de seus respectivos movimentos. Como isso pode ser evitado ?


QUAIS OS MAIORES ERROS POLÍTICOS ?



1- FALAR DEMAIS

Esconda suas verdadeiras intenções. Se os adversários conhecerem sua estratégia, será extremamente fácil vencê-la. Por exemplo, João Goulart fez o profético discurso prometendo as reformas de base, uma clara declaração de simpatia aos valores de esquerda. 

Qual foi a reação dos grupos dominantes ? Rapidamente se organizaram e venceram o presidente. Informação é PODER, pesquise sobre o caso Watergate. Os movimentos de esquerda costumam ser arruinados porque seus membros falam demais. 

Por exemplo; em muitos casos, os suspeitos de um crime acabam condenando a si mesmos. Durante o interrogatório, começam a falar, falar, falar e acabam dizendo o que não devem. Às vezes, o silêncio é a melhor resposta. 

O silêncio é um amigo que nunca trai



Antes mesmo de alcançar o poder, gritam com todas as forças que pretendem aniquilar a burguesia e o capitalismo, isso alerta a oposição. Enquanto seu movimento estiver fraco, não confronte de maneira direta o poder vigente. 

Mantenha as pessoas na dúvida e no escuro, jamais revelando o propósito de seus atos.

Quando os outros sabem nossas verdadeiras intenções, torna-se muito mais fácil traçar uma estratégia e revidar. Ativistas políticos devem ter MUITO cuidado com o que publicam na internet - embora não admitam, os governos espionam a rede em busca de possíveis "ameaças". Foi o que aconteceu no Brasil - manifestantes foram presos simplesmente porque organizavam protestos pela internet.



Existem redes de anonimato (ou quase isso). Já ouviu falar da DEEP WEB ? Do TOR ? Cada passo seu na internet é monitorado. Eu gostava muito de temas sobre yoga e constantemente pesquisava esses assuntos no pc do meu pai. Adivinha quais os anúncios o Google passou a sugerir quando eram feitas as pesquisas ? 

Sim, eles traçam perfis sobre você - Twitter, Google, Facebook ... armazenam TODOS os seus dados e tentam deduzir seus gostos e preferências a partir de modelos estatísticos. Da mesma maneira que esses perfis podem ser usados para o "bem" (direcionar anúncios), também é possível usá-los para identificar "ovelhas negras".

Homens ofendem por medo ou por ódio

Espalhe boatos, desvie a atenção. Fique invisível na multidão. Se seus planos caírem nas mãos erradas, será o fim. Não confie em NINGUÉM, qualquer um pode ser espião.




2- DEFENDER CAUSAS MUITO ESPECÍFICAS

É muito difícil mobilizar o povo para ir até as ruas protestar ou lutar. As pessoas adoram suas preciosas rotinas e têm medo de perder o emprego/faculdade/etc.

Eu sei que é muito bonito defender as baleias da Costa do Marfim, mas movimentos assim são EXTREMAMENTE fracos. A maioria não se importa com causas muito específicas, principalmente quando não são diretamente afetadas.

Milhares de brasileiros criticam Israel, mas qual deles realmente está disposto a ajudar a Palestina ? Escrever frases do tipo "Palestina livre" não surtirá efeito.

Postagens no Facebook emocionam, mas são incapazes de mudar a realidade. A única exceção é quando publicam um crime previsto na constituição - nesse caso, o Estado intervém (?). Mas, movimentos querem mudar a política, isto é, estão além das leis existentes e não serão apoiados pelo governo vigente.

Quanto mais universal for uma causa, maior a probabilidade de atrair "seguidores". O ser-humano é egoísta, as pessoas só se unirão ao seu movimento caso ele traga vantagens para as mesmas. A luta salarial é um ótimo tópico, interessante para mais de 90 por cento da população.



É extremamente difícil atingir metas cujos interesses estejam ligados a poucos membros - é por isso que existem os lobbies (grupos de pressão).

Abrir uma empresa no Brasil é caro, longo e demorado. Mas menos de um milhão de pessoas fazem isso por ano. Ou seja, poucos estariam dispostos a lutar para diminuir a burocracia.

Por que é tão difícil melhorar os direitos dos presos ? Simplesmente em função do baixo número da população carcerária se comparado ao total de habitantes no Brasil. Claro, também existe o preconceito. 

Pouquíssimas pessoas estão dispostas a lutar pelos direitos dos semelhantes quando não há vantagens. 

Os ricos representam uma fatia ínfima da população, seus interesses estão muito distantes das pessoas "normais". Então, o único jeito de atingirem seus objetivos é através de lobbies. Normalmente, esses grupos só atuam para modificar a lei em último caso - o suborno costuma resolver tudo mais facilmente.

A maior fraqueza da classe média é essa - ela não tem a representatividade dos mais pobres, nem a riqueza dos mais poderosos. 

Por isso, a classe média é a que mais perde e conta com o menor número de reivindicações atendidas. Exemplo; os pobres não pagam imposto  de renda, os ricos sonegam usando paraísos fiscais, mas a classe média é cobrada ( e MUITO).

Há inúmeras leis que poderiam ser mudadas ou eliminadas, mas nunca são sequer revistas porque incomodam grupos restritos - a burocracia para o empreendedorismo, alistamento militar, pensão alimentícia, lei seca, imposto sobre produtos comprados no exterior, etc ... Embora algumas se apliquem a grandes grupos, elas não incomodam tanto porque as pessoas estão mergulhadas no "trabalho alienante". Pão e circo, essa é a vontade do povo.  

As classes baixas estão focadas em projetos de lei que tentem promover mínimas condições de sobrevivência aos mais miseráveis, não estão muito interessadas em "luxos" ou "frescuras" - batalham dia após dia, ficar 10 horas numa fila é "normal" para esse tipo de gente.

Os ricos (MUITO ricos) estão livres das regras dos meros mortais. E a classe média paga o pato ...



3- TENTAR FORÇAR A SOCIEDADE

É difícil mudar as coisas, costuma demorar muito tempo. Sem revolução, pequenas mudanças podem levar décadas. 

Por exemplo, não faz muito tempo que aprovaram o casamento gay no Brasil, sempre existiram gays aqui, mas só no século XXI é que reconheceram mínimos direitos para essas pessoas. 

E a escravidão ? Terminou faz menos de 200 anos (terminou mesmo ?). O Brasil NUNCA foi um país das vanguardas. Nudez, aborto, homossexualidade, sexo - coisas simples são tratadas como tabus. A sociedade é conservadora, os valores atuais estão enraizados no inconsciente coletivo. 

Atentado ao pudor, desacato à autoridade ... as ideias arcaicas são tantas. A História está além de mim, além de você. Podemos mudar o mundo, mas demora ...  

Os homens fazem a sua própria história, mas não a fazem como querem, não a fazem sob circunstâncias de sua escolha e sim sob aquelas com que se defrontam diretamente, legadas e transmitidas pelo passado.