domingo, 6 de julho de 2014

5 HÁBITOS DE APROVADOS EM CONCURSOS


Sim, a base da aprovação é o estudo. No entanto, existem dicas muito interessantes que podem facilitar a vida de todos os concurseiros. 

Veja o que os aprovados dos concursos mais concorridos têm em comum





1- Veja o EDITAL

Eu sei que é chato, mas pode ser muito útil. No edital constam as regras que TODOS os candidatos devem saber. Dependendo do concurso, há algumas pistas sobre o conteúdo.

Isso vale para QUALQUER concurso público do Brasil. Caixa Econômica, Polícia Federal, Ministério da Justiça, ENEM, polícia, forças armadas, etc ...

MUITOS candidatos se dão mal porque não leram o EDITAL. Seus concorrentes não darão colher de chá. Se os adversários souberem alguma coisa que você não saiba, então eles estarão um passo na sua frente.






2- Faça uma prova por semana

Qual é a maior arma dos cursinhos preparatórios ? São os inúmeros simulados. Através das provas antigas eles elaboram as estratégias. Você pode treinar em sua própria casa, saia da teoria e vá para a prática. Vá além do conteúdo básico, é imprescindível resolver MUITOS exercícios e provas anteriores.

Todo concurso possui um estilo próprio, uma marca especial. As maiores fontes de informação dos cursinhos são as avaliações passadas, daí que eles irão conduzir o foco dos estudos. Existem questões que sempre caem e você precisa conhecê-las. 

Faça o seguinte —  durante os finais de semana tire 50 minutos (no mínimo) e faça as provas. Tenha foco, finja que é o dia do concurso. Simulados são como um aquecimento, eles aprimoram sua experiência.

O mais importante é pesquisar sobre aquilo que você errou. Fazer apenas por fazer é inútil. Concentre-se nas as pegadinhas, dê atenção especial para essas questões. Se equivocou em um tópico de direito penal ? Refaça até cansar. Praticar, pratica, praticar ... a prática conduz à perfeição.





3- DURMA BEM

Existem dois tipos de memória, de curto ou longo prazo. É durante o sono que as ligações entre os neurônios são consolidadas. Comigo era assim —  estudava mas não conseguia lembrar de tudo imediatamente, então ia dormir. Ao acordar, toda informação estava fixada na minha mente.

Esse efeito é INCRÍVEL !

Funciona, é comprovado cientificamente. Você precisa dormir pelo menos 6 horas por dia (isso varia de pessoa para pessoa, mas a maioria precisa de no mínimo seis horas de sono, alguns necessitam de nove horas). Colchão não é lugar de pensar nos problemas do cotidiano. Deite, relaxe, esqueça as contas e mergulhe no momento presente. Cuidado com a cafeína, ela pode estragar seus sonhos. 

Ficar ser dormir é tão prejudicial que muitos governos já usaram isso como uma forma de torturar prisioneiros de guerra.




4- Estude TODOS os dias

Eu sei que nem todo mundo pode se dedicar integralmente. 30 minutos é o mínimo para qualquer candidato que realmente queira passar. Mantenha a persistência. Trinta minutos (no mínimo) durante TODOS os dias. Desse modo, sua memória fica em constante treinamento e as matérias se fixam com mais facilidade. O cérebro é como o corpo —  se você não usa, ele atrofia. 

Abra mão de algumas horas de lazer para conquistar suas metas. Sem sacrifícios não há recompensas. Dê preferência aos programas educativos, atividades que transmitan algum conhecimento. O mundo é dos nerds ...

Menos novela, mais estudo


5- Leia pelo menos um livro por mês

Concursos exigem MUITA leitura e interpretação de textos. O tempo é escasso e você precisa ser rápido. É a leitura que desenvolve esse tipo de competência.

Quanto mais você ler, mais estará preparado para fazer análises textuais. Pegadinhas são questões que podem ser evitadas pela leitura critica. 

Interpretação é TUDO 

Troque os programas humorísticos por livros. Até mesmo as questões de matemática precisam da capacidade de interpretação de textos para serem resolvidas. O ENEM é um dos muitos concursos que cobram leituras incrivelmente densas e cansativas. Quer ir bem nas provas de direito ? LEIA MUITO. Nenhum vencedor acredita no acaso, preparar-se para concursos é como correr em uma maratona.















Um comentário:

  1. muito bom, faço tudo isso aí escrito. Enquanto a dormir, realmente, quando se está com sono perde-se um pouco do sentido, tal qual um bêbado.

    ResponderExcluir