quarta-feira, 18 de junho de 2014

ENEM - Resumo e dicas para História. Parte 1

Direito, jornalismo, relações internacionais, psicologia - as ciências humanas costumam ter um peso bem grande nesses cursos. Para passar, você precisa ser craque !

 Já existiu o tempo em que a História era só "o estudo do passado", ou seja, uma decoreba vazia e chata. TUDO MUDOU ! Para se sair bem no ENEM é preciso muito mais do que gravar datas e nomes famosos.




Dicas imperdíveis


1- Faça uma ponte entre o passado e o presente - a História é uma grande rede, os eventos se entrelaçam. Por exemplo, é impossível entender o Golpe militar no Brasil sem que se conheça o contexto da Guerra Fria.

2- Atenção aos filmes e livros. Eles são muito úteis. Embora nem sempre tenham forte embasamento histórico, pelo menos eles podem criar uma visão mais holística e contribuir para você se interessar no assunto - "Maria Antonieta", "300", "Gladiador" ... são tantos.

3- Leia jornais, mantenha-se atualizado. O ENEM não é para pessoas alienadas, é preciso se informar sobre tudo o que acontece no mundo. Manifestações, protestos e a Crise da Crimeia são a "última moda".



Resumo, HISTÓRIA. 

Antiguidade e suas civilizações:

Povos Mesopotâmicos - Sumérios, assírios, babilônicos. A Mesopotâmica significa - entre rios - e está localizada entre o Rio Tigre e Eufrates . Por ser uma região extremamente fértil, inúmeros povos prosperaram ali.

Babilônia - o mais famoso de todos os impérios mesopotâmicos. Citada na bíblia como uma "região do pecado", onde tentaram construir a polêmica Torre de Babel. Teve 2 fases (primeiro e segundo império). Ali surgiu o famoso ditado "olho por olho e dente por dente", o CÓDIGO DE HAMURÁBI - por mais bárbaro que possa ser, muitos se guiam por ele até hoje, é daí que surgiram os primeiros linchamentos (sempre existiram vinganças, mas esse código as tornou "justas e oficiais").



Egito - famoso e imponente, eis a pérola do oriente. Terra dos faraós e da pirâmides - algumas eram tão grandiosas, que somente no século passado perderam status de edifícios mais altos do mundo. Sua construção é ainda um mistério que perturba muitos historiadores e gera inúmeras polêmicas. 

 Foi Menés que unificou o Egito, criando um dos Impérios mais duradouros da História. Era uma teocracia, assim como a maioria dos impérios da antiguidade, isto é, o faraó (governante supremo) era considerado um deus vivo e responsável pelas cheias e prosperidade. A sociedade egípcia foi (ainda é) marcada por fortes desigualdades, altamente hierarquizada - a mobilidade social era praticamente impossível. 

Hoje, a glória do Egito se foi - o país foi tomado por uma ditadura pró-ocidente que esmaga com frieza todos os adversários. A primavera árabe ainda não foi capaz de libertar o povo egípcio.




Grécia - berço da civilização ocidental. Vale lembrar que naquela época não existia a Grécia propriamente dita e sim uma série de cidades-estado (pólis), Atenas e Esparta eram as principais.

Esparta era altamente militarizada, desde pequenos os espartanos eram treinados para a guerra. O esplendor de Atenas não era o exército e sim o seu legado cultural - ali surgiu a DEMOCRACIA (nem tão democrática assim, pois havia escravos). Em Atenas viveram alguns dos maiores filósofos da História. Sócrates, um dos mais famosos, revolucionou o mundo através da maiêutica. Ética, razão, matemática, metafísica, estética, geometria e muitos outros temas foram estudados pelos antigos gregos.






Roma- Império famoso pela tirania e pelos líderes narcisistas que apresentavam fortes traços de "insanidade" - Calígula, Nero ... governantes capazes de assassinar qualquer um em nome do poder. A crise da escravatura foi a principal causa da desintegração do Império Romano, com a escassez de escravos a economia romana entrou em colapso.





A política do pão e circo, prática adotada para evitar revoltas populares, ainda é um dos maiores instrumentos dos políticos - diversão (coliseu/lutas/gladiadores) e comida (trigo) mantinham a população distraída. O código de direito romano é um importantíssimo legado dessa civilização - ele inspira e influencia muitos sistemas jurídicos, inclusive o brasileiro.

O fim do Império romano abalou todo o equilíbrio político da Europa e assim surgiu a "Idade das Trevas" ... CONTINUA NO PRÓXIMO POST.  Gostou ? Então compartilhe !




  

DICAS para ENTREVISTAS DE EMPREGO

A concorrência está cada vez mais acirrada, a competição é brutal. Você é filho de um rico magnata ? Se a resposta for "não", então, meu amigo, você irá passar pela famosa (e indesejada) entrevista de emprego. Não sei se o trabalho engrandece o homem, mas certamente que ele aumenta a minha conta bancária rs. Não tenha medo, arregace as mangas e LUTE 

Veja  como impressionar o RH e conquistar a tão sonhada vaga.




Seja confiante - NUNCA diga "eu acho". Entrevistadores detestam pessoas indecisas. Fale de maneira clara e objetiva, não implore pelo emprego, pois assim você só iria parecer desesperado. Evite clichês como "não sei", "acho que sei", "acho que quero", "acho que sim". Se você não sabe o que quer, então quem sabe ?

É muito melhor errar do que acertar pela metade, um meio acerto NUNCA será um acerto.




Roupas são importantes, mas sozinhas não farão você ganhar a guerra. Seja discreto, mas não demostre timidez. Use e abuse da simpatia - a primeira impressão é a que fica. Acima de tudo, lembre-se que durante a entrevista você estará sendo JULGADO - por mais que o entrevistador seja simpático, não baixe a guarda. 

Entrevista é como um interrogatório policial - diga uma palavra errada e será seu fim.




JAMAIS fale mal da sua antiga empresa. Esqueça o passado e tenha foco no presente - quem vive de passado é museu (e não é o seu caso rs). Ninguém gosta de fofoqueiros e todos têm receios de contratá-los.



SEJA PERSISTENTE. Por melhor que você seja, nem sempre o processo é justo - sim, existem pessoas antiéticas nos recursos humanos. Antes de alcançar o sucesso, atrizes como Angelina Jolie, receberam muitos "nãos".

Quando uma porta é fechada, abre-se uma janela (mas não pule pela janela rs). Existem milhões de empresas e se você for trabalhador e competente, o sucesso é só uma questão de tempo.


 TENHA FÉ. A VAGA É SUA

vestibular.tv