segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como resolver questões mais rapidamente ?

Tempo é muito mais do que dinheiro. Em concursos públicos, ele é o muro que separa os vencedores dos perdedores. De maneira geral, você tem cerca de 3 minutos por questão (varia de concurso para concurso)


COMO GERENCIAR O TEMPO DURANTE UMA PROVA ?



IDENTIFIQUE o objetivo da questão

O que é perguntado ? O que eu tenho que responder ? Quais os objetivos dos enunciados ?

Cada exercício tem um propósito específico. É comum os candidatos ficarem perdidos, eles esquecem que o enunciado não está lá por acaso. ATENÇÃO ao ENUNCIADO.

A primeira coisa a se fazer é desvendar o objetivo do exercício. Depois, você irá procurar no texto as informações referentes ao que o enunciado pede. Faça isso para diminuir o número de leituras necessárias e poder fazer as questões MUITO mais rápido.


"O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel"




Em múltipla escolha, pule direto para a pergunta

Ultimamente, virou moda rechear as provas com textos enormes, porém completamente inúteis. O ENEM é um ótimo exemplo dessa realidade nefasta.

Em pelo menos 20 por cento dos casos não é preciso ler o texto. Uma prova pode colocar um texto falando sobre o Supremo Tribunal Federal, relatando algum fato, para depois fazer uma pergunta bem direta que não tem nenhuma relação com o texto.

Pule para a pergunta e use o bom-senso. Se for preciso, leia o texto. É ÓBVIO que essa dica não se aplica para provas inteiras, é apenas uma singularidade dos concursos. Não vá pensando que todas as questões serão assim, CUIDADO ...


Confira a segunda parte no outro link do blog


COMO MELHORAR O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ? 3

Esta é a terceira parte do artigo com dicas para melhorar o raciocínio matemático.


"OS NÚMEROS GOVERNAM O MUNDO"



Já ouviu falar em jogos mentais ?

Existem pequenos truques que farão você ficar cada vez mais veloz nas contas. Sim, eu sei que Matemática é muito mais do que operações aritméticas. Mas, muitas pessoas se enrolam na hora de fazer o básico ...

É extremamente comum candidatos que sabem a matéria e erram coisas estúpidas. A prova de Matemática pode ser MUITO ingrata, basta que você erre um único número para levar ZERO ...


3 exercícios para melhorar sua habilidade com NÚM3ROS

1- Multiplique tudo

Sempre que você ver um conjunto de números, multiplique um por um mentalmente. Passava pela rua e viu a placa 2231 ? Multiplique. Tente fazer o maior número de operações matemáticas que for possível.

Caso a multiplicação seja muito difícil, comece com a soma.  Se você já for especialista, então inicie pela divisão. Conte números primos nas horas vagas, não é fácil encontrá-los. Ou então, aventure-se no mundo dos números irracionais.

Pequenas continhas ao longo do dia irão aperfeiçoar sua rapidez. Quando você fizer uma prova, seu raciocínio será MUITO mais rápido e a chance de você cometer pequenos equívocos diminui consideravelmente.



2- Respire Matemática

O mundo é um grande playground com números. Cabeças são esferas, prateleiras são matrizes, ângulos estão em todos os lugares, tudo depende de probabilidades, cartões de crédito têm juros ...

Tente ver o seu conhecimento na realidade. A Matemática não surge por acaso, mas sim devido à necessidade de explicar o mundo.

Números, ângulos, medidas, tudo isso é uma grande analogia. Use a sua imaginação. NUNCA seja um mero decorador de fórmulas. Sem raciocínio, a memória é inútil.

Matemática é: medir, comparar, VIAJAR ...




3- Resolva TODAS as suas lacunas

Matemática é como uma bola de neve - o conteúdo sempre aumenta, as matérias são intensamente ligadas. NUNCA aceite dúvidas, livre-se delas ...

Não entendeu ? Procure aprender. Por mais que a Matemática seja chata para alguns, ficar com notas baixas é ainda mais ruim. Cedo ou tarde, todas as questões pendentes aparecem. Melhor errar hoje que no dia da prova. Não é permitido nos irritarmos com a verdade.

É inútil ficar adiando seus compromissos, pois o tempo NUNCA congela. Muitos podem dizer: "ah mas eu não consigo". Isso é desculpa esfarrapada. Se milhões de pessoas já aprenderam, por que você não aprenderia ? Mesmo que alguém finja que um problema não existe, ele continua lá.



É fato que nem todas as escolas são tão boas e muitos alunos são (ou foram) desinteressados. Talvez, naquela época você não tivesse noção da importância do estudo. Errar é humano, persistir é burrice.

Idiota não é quem pergunta, mas sim quem cala 

vestibular.tv











TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Viver é lembrar. Em concursos públicos, a carga teórica é MUITO grande ... conteúdos infindáveis para serem aprendidos.


COMO APRIMORAR A MEMÓRIA ?


Use associações entre diferentes sentidos 

COMO ASSIM ?

As conexões do cérebro são como caminhos, existem atalhos. Quando ligamos percepções diferentes, é muito mais fácil se lembrar de uma informação.

VISÃO - Imprima vários pequenos cartões. De um lado, coloque uma figura, algo que você esteja familiarizado (animais,  instrumentos musicais, pessoas famosas, etc). Na outra parte, escreva os conceitos que você está tentando decorar. 

Cada símbolo deve estar ligado a um conceito. Assim, sempre que quiser se lembrar de algo, pense na figura.  Esta é a principal técnica dos maiores campeões de memória. 

O cérebro faz associações o tempo inteiro, por isso que você se lembra de episódios da sua infância quando vê aquele seriado

AUDIÇÃO, TATO E OLFATO - O mesmo pode ser feito usando os outros sentidos, mas é muito mais difícil. A visão é o tipo de percepção mais usada, consequentemente mais adequada.



EFEITO  BREAKING 

A mente tem resistência natural ao aprendizado, não somos esponjas que simplesmente absorvem. No entanto, a repetição intensiva pode quebrar a resistência da mente, isso é o efeito breaking.

Ano passado, lançaram uma música no estilo sertanejo universitário. No princípio, eu detestei ... mas, em todos os lugares a música era tocada. De tanto escutar, eu fui aos poucos mudando minha opinião. Claro que isso não me fez amar a música, mas ela ficou muito mais agradável.




Repetição, repetição, repetição. Pegue um rádico ou celular e grave as suas matérias. Depois, enquanto você estiver estudando, ligue o aparelho e deixe a música bem baixa ...

No tempo livre, escute essa gravação em tom mais alto. Escute, escute, escute ... a informação entrará no seu cérebro pela força bruta. Todas as grandes empresas fazem isso, essa é a base do marketing - saturar sua mente até ela ceder.





4 razões para fazer CONCURSOS PÚBLICOS

É difícil ? SIM. Precisa estudar muito ? SIM. Mas as recompensas podem ser MUITO grandes ... me diga o que é fácil ? Tudo exige dedicação e esforço, com os concursos públicos não seria diferentes.


4 MOTIVOS PARA SER FUNCIONÁRIO PÚBLICO




1- O BRASIL NÃO INCENTIVA EMPREENDEDORES

Taxas imensas de impostos, regulações absurdas. A burocracia é massacrante, abrir um pequeno negócio é extremamente difícil. O governo protege as empresas apadrinhadas ...

BUROCRACIA - essa é uma palavra que define o Brasil. Mais de noventa por cento das empresas que surgem fecham as portas em menos de dois anos.

Por enquanto, a economia brasileira é muito fechada e regulada. Pequenos peixes não têm espaço de crescer. Startups agonizam no Brasil. Este não é o país dos big business (exceto para os grandes magnatas). Aqui é assim  se você fizer dezenas de filhos, ganha ajuda do governo. E quem procura pela prosperidade, recebe um duro "NÃO" do Estado.



2- OS MELHORES SALÁRIOS NÃO ESTÃO AQUI

Usam a China e a Índia como mão de obra barata. A mesma lógica acontece no Brasil. O foco do nosso país não está no consumo, mas sim na exportação para as nações ricas ... 

As melhores oportunidades estão no exterior. Já ouviu falar na FUGA DE CÉREBROS ? É muito comum, cientistas e estudiosos que se mudam para o exterior porque o Brasil não oferece as devidas oportunidades.


  
3- As crises econômicas são iminentes

O Brasil está crescendo, é um país emergente. Mas a prosperidade não dura para sempre. É só uma questão de tempo para que os mesmos problemas que perturbam a Europa aconteçam aqui.

No emprego público existe o risco da privatização, mas essa ameaça é MUITO menor do que a falência de empresas privadas. Assim que uma empresa quebra, os empregados são os maiores prejudicados. ´

Quanto ao governo, ele é tão grande que dificilmente seria abatido por uma crise. Nada é impossível, mas existem coisas que são MUITO improváveis ...



4- Ficará quase livre de preocupações

Serviço público não é nenhum parque de diversões, mas a pressão é bem menor que a iniciativa privada. Todo aquele que recebe mais do que 5 mil reais em uma empresa particular é cobrado o tempo inteiro ... qualquer erro e RUA !

Isso pode até ser divertido, a aventura, a pressão ... mas a maioria não aprecia este tipo de trabalho. No mundo corporativo você será amado e idolatrado enquanto gerar lucro. Entretanto, assim que perder sua utilidade, você será descartado sem piedade. Apenas o dono sempre vence.

Sendo servidor público, dificilmente ganhará mais do que 25 mil reais  você não ficará rico, mas também não vai passar fome. Do que adianta ser o diretor de uma multinacional ganhando 70 mil reais e ser demitido ? Por melhor que seja um cargo em uma empresa particular, assalariados sempre serão assalariados.


RESUMO:

Se você procura estabilidade, segurança, faça um concurso público.

Deseja correr riscos, possui ambições incalculáveis ?Aventure-se na iniciativa privada 






OS SEGREDOS DOS VENCEDORES

Todos querem a vitória. Ganhar, ganhar, ganhar, não existe nada melhor do que isso. Deseja passar no vestibular ? Sonha em ser funcionário público ? Quer abrir seu próprio negócio e faturar alto ?


COMO SER O VENCEDOR ?



 É VENCER OU VENCER, NÃO HÁ OUTRA OPÇÃO

Existem pessoas que estão demasiadamente preocupadas com a competência alheia, mas esquecem de si mesmas.

Ao invés de ficar comemorando a derrota dos outros, lute pela sua própria vitória. Esqueça as fofocas, esqueça a vida alheia. Foque somente em você mesmo. Diga um "dane-se" para as celebridades. Os vencedores não têm ídolos, não estão preocupados com a vida de cantores ou artistas de cinema. 


! LUTE !

PARE DE RECLAMAR



NUNCA se contente com migalhas

Vejo muitos jovens que desistem dos estudos, se acomodam com empregos de baixíssima remuneração. Isso é triste. Claro que não existem trabalhos indignos, mas certamente que eles teriam potencial para muito mais. Por que se contentar com pouco ?


A preguiça anda tão devagar, que a pobreza facilmente a alcança

O peso da caneta é mais leve que o peso da pá, NUNCA esqueça disso. Ninguém é obrigado a gostar de estudar, mas essa é a sua melhor forma de ascensão social. A vida não é um parque de diversões, alguém tem que ceder. Do que adianta desfrutar o efêmero presente e sofrer durante uma vida inteira ?

USE METAS DE LONGO PRAZO






TENHA UM PLANO A, B, C, D ...


Por mais que alguém se esforce, nem tudo sairá conforme foi planejado. Os imprevistos existem. Será que você consegue lidar com eles ?

É essencial bolar várias estratégias, inúmeros caminhos. O vencedor é aquele que dá a volta por cima, que enfrenta as adversidades. Caso um caminho não esteja dando certo, tente outro. O importante é NUNCA desistir dos seus sonhos.


A maior glória não está em jamais cair, mas sim em levantar a cada queda 


vestibular.tv


METAS PARA PASSAR EM CONCURSOS PÚBLICOS

No amor, na guerra, no marketing ... TODOS precisam de um plano, de metas precisas. O mesmo vale para quem pretende fazer concursos públicos.Você precisa ser metódico; a concretização das metas é o maior sinal do progresso. MIRE NO ALVO.


A VAGA É SUA


O SEGREDO É A PERFEIÇÃO

Em um concurso, cada erro é FATAL. Você não pode se dar ao luxo de cometer equívocos idiotas.

Vai deixar que seu inimigo tire a sua vaga ?

Lembre-se, TODOS são adversários. Eles querem tirar o que é seu por direito. Lute, não tenha perdão. Você precisa desejar a vitória com todas as suas forças, é vencer ou perder. Quem luta, pode morrer. Quem não luta, já está morto.



COMO SE PREPARAR PARA A GUERRA ?

Veja o plano:


A) faça 1 exercício no primeiro dia

B) 3 exercícios no segundo dia

C) 5 no terceiro dia

D) Vá aumentando dois em dois até chegar em 30 exercícios por dia

E) Mantenha o ritmo, em seguida aumente 10 exercícios por mês. 30 exercícios por dia no primeiro mês, 40 por dia no segundo mês ...

F) Refaça 5 vezes todas as questões que você errar

G) Durante os finais de semana, tente resolver apenas os exercícios mais difíceis. 50 no sábado e mais 50 no domingo

H) NUNCA deixe de estudar





Por que o treinamento é tão importante ?

Não há como ganhar uma batalha sem treino. Treinar, treinar, treinar, esse é o segredo. Cada concurso possui um estilo específico, você precisa conhecê-lo. 

Em um ano, você tem que ser capaz de resolver TODAS as questões. Durante cada semana, junte dinheiro em um cofre. 
Faça o seguinte acordo com você mesmo: se acertar pelo menos 70 por cento das questões, use a grana para se divertir. Se errar, livre-se do dinheiro, dê para outra pessoa. Quando dói no bolso, você aprende. É a mesma lógica das multas de trânsito.

A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo


O mecanismo de punição funciona MUITO bem. É assim que sua mente poderá ser adestrada. Cada vez que você não se dedicar, imponha um castigo interno. E quando você for bem, dê a si mesmo uma bela recompensa.

 DOR É A MELHOR PROFESSORA

NUNCA se esqueça que o sucesso depende do estudo. Não importa se é um vestibular, prova para delegado, para magistrado ou qualquer outro concurso. Você não é rico, como vai ganhar a vida ? Sendo jogador de futebol ? Acertar na loteria ?

VIVER É LUTAR

Não existe meio sucesso. Ou você ganha, ou você perde. A vida é difícil ? SIM, mas chorar não resolverá NADA. Treinamento intenso, muito estudo e dedicação. 

Não tenha medo de encarar o mundo, só sobrevivem os mais capazes. Ninguém faz um concurso ou vestibular porque é "legal", mas sim porque precisam disso. 

NUNCA esqueça da sua humildade. Seu sucesso só depende de você. Não use desculpas para tornar o fracasso menos vergonhoso. Se você não passou, então não estudou o suficiente. Essa  mais pura verdade  quem estuda, passa !




PROVE QUE VOCÊ NASCEU PARA VENCER


VEJA a continuação desse artigo no seguinte link do blog: 

dicas para gerenciar o tempo

mais dicas para concurseiros

técnicas de memorização


memorização










COMO FAZER O PLANO DE ESTUDOS ?

Como estudar, como organizar meus esforços ? Essa é a dúvida de muita gente. 

VEJA AS MELHORES TÉCNICAS PARA FAZER O

  PLANO DE ESTUDOS


SEJA FLEXÍVEL

Estudo não é penitência. Se você cair na rotina, será consumido pelo tédio. Foque-se em temas diferentes ao longo da semana. Se possível, tente alternar os lugares onde você estuda  hoje no quarto, amanhã na sala, depois na biblioteca ...

Use o ar livre  Estudar na praia, por que não ? Tire da sua mente a ideia de que aprender e se divertir são coisas opostas. Faça de TUDO para que o estudo não seja enfadonha, quebre seus bloqueios mentais.

Aprender é mudar posturas

O plano de estudo precisa de MUITA variedade. Na internet há inúmeros materiais, vídeos e imagens que podem tornar o processo mais divertido. O livro é um mestre que fala, mas que não responde.

A aprendizagem deve ser fluir livremente, sem estresse. Monte grupos de ajuda com seus amigos, compartilhe conhecimento. Troquem ideias, divirtam-se. Uma excelente tática é criar jogos educativos, desafios intelectuais.

MERGULHE NO FASCINANTE MUNDO DO 
CONHECIMENTO



 Tente mover o mundo, o primeiro passo será mover a si mesmo



OBSERVE O SEU PERFIL

O estudo depende das suas características e realidade pessoal. Se você trabalha muito, não adianta traçar um plano querendo estudar 5 horas por dia.

Para quem trabalha, o ideal é que durante a semana faça os exercícios (no mínimo meia hora). E no sábado e domingo estude o conteúdo propriamente dito. 

Estudar na madrugada não funciona. Você fica cansado, não aprende direito e ainda vai mal no trabalho. O importante não é a quantidade de horas, mas sim a QUALIDADE.

Se você fica muito tempo no ônibus, grave as matérias no seu celular e vá escutando durante a viagem. Não é a vida que tem que se adaptar, é você que deve mudar. Concentre-se nas matérias mais complexas. 

Não existe "o melhor plano de estudos". Isso varia conforme a pessoa e depende de dois fatores:




1- O nível de dificuldade do concurso

Tempo de estudo e experiência, importantíssimos fatores. Ou você se dedica integralmente, ou usa o método da tentativa e erro. A segunda tática não é muito boa, pois iria levar muitos anos para passar. 

A dificuldade não está na prova, mas sim no número de candidatos. Quanto mais pessoas, maior a chance de existirem "crânios". Acredite, existem outros candidatos tão dedicados quanto você e que almejam a mesma vaga.

Abra mão das pequenas diversões para ter um futuro melhor. Ninguém passa para medicina estudando menos do que duas horas por dia. Idem para concursos de magistratura. Ibidem para qualquer concurso público cujo salário esteja acima de quatro mil reais.


2- Sua capacidade mental

Inteligência não é tudo, mas não há como negar sua importância. Nem todos são tão bons com a memória, interpretação de textos ou Matemática.

Identifique suas habilidades. Quanto mais fraco você for, mais precisará estudar. Somente MUITA dedicação e força de vontade podem compensar a falta de talentos. 

Não se preocupe, menos de um por cento da população é composta de gênios. Até mesmo a tartaruga pode vencer a lebre. Força, fé e coragem. Estude, estude, estude.



Se a sua inteligência é muito grande e a concorrência for pequena, então não será preciso mais do que uma hora de estudo por dia. Mas, geralmente não costuma ser assim.

 O QUE FAZER ?

!  TRACE METAS  !


O que isso significa ? Como assim ?

VEJA no link abaixo o texto do blog com a continuação:


















Vencendo emoções negativas para ir bem nas provas

Ansiedade é perigosa, ela derruba MUITOS. Quando não controlamos as emoções, é impossível ir bem em concursos públicos. Ansiedade gera medo, se transforma em pânico e não há volta. Mas nem tudo está perdido ... A VAGA É SUA.


VEJA COMO VENCER A ANSIEDADE



PARE E PENSE

A prova será difícil ? Sim. Mas não apenas para você. TODOS enfrentarão a mesma dificuldade. Evite se preocupar com o que vai cair no concurso ... NINGUÉM sabe.

Veja os tópicos principais. Estude o máximo que conseguir. Tente relaxar no período anterior à prova. Sou totalmente contra aqueles aulões que ocorrem um dia antes. Quem não aprendeu em um ano, não aprenderá em um dia.

Os aulões são repletos de tensão e nervosismo. Fique longe das multidões, pois os sentimentos negativos passam tão fácil como gripe. Sabe quando você vê uma pessoa bocejar e sente uma vontade irresistível de fazer o mesmo ? O princípio é igual.

Medos costumam ser TOTALMENTE irracionais. O melhor antídoto para vencê-los é o raciocínio lógico.

Só se pode alcançar um grande êxito quando nos mantemos fiéis a nós mesmos



Cuidado com a imaginação

Sabe quando está escuro e uma corda parece uma serpente ? A mente tem uma grande capacidade de criar, pregar peças. De vez em quando, agimos de maneira absurda. Vejo muitos candidatos que perdem mais tempo tentando adivinhar o que pode cair do que estudando.

Em concursos públicos existe muita especulação, muito achismo. TUDO BALELA. Concentre-se nos seus estudos, esqueça o que os outros dizem. Os "monstros" estão apenas na sua cabeça. 

A ansiedade resulta da preocupação excessiva do futuro. Aprecie o momento. Durante a sua prova, foque apenas nisso ... esqueça a novela, esqueça a festa de semana passada, esqueça o mundo.


 TENHA FÉ, NUNCA DESISTA ANTES DE COMEÇAR

Concentração é tudo

Cuidado com as redes sociais. Muito tititi NUNCA é bom. Respire fundo, relaxe. Durante o desespero reflita nas horas que você estudou, no tempo de dedicação ...

Todos temos pensamentos desagradáveis, emoções negativas. Lembre-se que TUDO passa ... O medo, a ansiedade, eles só permanecem com a sua ajuda. Você é o seu maior adversário. 

Vencer ou perder ? A escolha é sua 

mais links do blog:

dicas leitura

dicas para auto-estima

melhorar o raciocínio




ELIMINAR A ANSIEDADE E PASSAR EM CONCURSOS

Emoções desreguladas podem prejudicar qualquer candidato. Assim como uma partida de futebol, provas de concursos públicos exigem perfeito equilíbrio. Veja dicas imperdíveis para aprimorar suas qualidades.  


COMO VENCER ?



1- VOCÊ É SEU MAIOR OBSTÁCULO

Não se preocupe com os outros candidatos. Muitos concurseiros se intimidam com o número de inscritos. Um milhão por vaga ? O principal não é quantidade, mas sim a qualidade.

Antes de tudo, você precisa acreditar em si mesmo. NUNCA faça um concurso apenas por fazer. Deseja alcançar um objetivo ? Então, dê o seu máximo. Cada indivíduo cria o próprio destino, sua vida é transformada a partir dos seus atos. Não espere sentado, apenas chuva cai do céu. 

É SIMPLES: QUEM ESTUDA, PASSA 

Não existe acaso, concursos não são loterias. A vitória vem com o planejamento minucioso e dedicação intensa.

A fé remove montanhas


2- Mantenha-se informado, mas não exagere

É importantíssimo ficar atento nas notícias, mas isso pode criar muita ansiedade. Você não precisa comprar milhares de jornais falando sobre concursos.

O mundo é rápido, mas nem tanto. Verifique as notícias durante apenas um dia na semana. Não crie obsessões. Tudo tem seu tempo, não tenha pressa.

Muitos candidatos acessam noticiários centenas de vezes em uma única semana, querem ser os primeiros a obter tais informações. É inútil agir como "paparazzis", apenas aumenta a ansiedade.

A maioria das notícias que saem na mídia são totalmente irrelevantes. Cuidado com o sensacionalismo, jornalistas falarão que tal concurso é o mais difícil de todos, que 90 por cento dos candidatos não passam da primeira questão ... besteira



Construa seu otimismo gradualmente

NINGUÉM muda da noite para o dia. Se você possui um histórico de baixa autoestima, isso não será fácil de transformar. Não é fácil, mas não é impossível. Sabe como você melhora ? ESTUDANDO. Estude, estude, estude. Cada questão que você acertar será mais um ponto na sua autoestima. 

Não adianta apenas ficar repetindo "eu sou o melhor", ninguém pode mentir para si mesmo. São os fatores externos que irão dar um feedback positivo na sua moral

Um dos principais erros dos concurseiros é achar que as mudanças são instantâneas. Muitos desistem porque perderam na primeira tentativa. 

Se você não passar, tente outra vez. NUNCA pare. Passar em um concurso não é como comprar uma pizza. Você precisa manter a vontade firme ... tentativa e erro, tentativa  e erro, um dia você chega lá.

PERSISTÊNCIA É O SEGREDO DOS VENCEDORES








COMO MANDAR BEM EM CONCURSOS PÚBLICOS ?

Este é um guia completo para todos aqueles que desejam ser aprovados em concursos. Veja excelentes dicas, macetes e truques para vencer a concorrência. 


 A VAGA É SUA



Os 5 pilares da vitória

O que são esses pilares ? Trata-se das qualidades necessárias para passar em concursos públicos. São as características dos vencedores.

1- ASPECTOS EMOCIONAIS

É inútil estudar se suas emoções agirem como um trem desgovernado. Equilíbrio é tudo. Ansiedade, medo, angústia, tais sentimentos são seus piores inimigos.

2- MEMÓRIA

Você precisa aprender como ampliar o poder da sua memória. Lembrar é viver. A maioria dos concursos exige alta carga de decoreba. A memória é um dos mais importantes pilares da vitória.

3- DISCIPLINA 

Não é fácil manter a concentração. Em uma sociedade inquieta, é extremamente complicado manter-se mais do que 5 minutos na mesma tarefa.  A disciplina é a principal diferença entre os vencedores e os perdedores

4- RACIOCÍNIO LÓGICO

Certas questões exigem mais do que o estudo. Muitos itens são raciocínio puro, eis as famosas pegadinhas. Essa virtude é importantíssima, pois permite você acertar os problemas que a maioria erra.

5- VELOCIDADE

Ser rápido é fundamental. Dificilmente você terá mais do que quatro minutos para resolver uma questão. Muita leitura, muitos problemas, pouquíssimo tempo. Concursos públicos são como maratonas 


A grande questão é:

COMO FORTALECER ESSAS QUALIDADES ?

Para que o texto não ficasse muito grande, eu dividi em 5 partes. 

Veja os links deste blog com a continuação:

técnicas para preparo emocional

como ir bem nas provas ?

dicas dos vencedores, macetes

como fazer plano de estudos ?

metas para passar em concursos

razões para fazer concursos