segunda-feira, 14 de julho de 2014

TÉCNICAS DE MEMORIZAÇÃO PARA CONCURSOS PÚBLICOS

Viver é lembrar. Em concursos públicos, a carga teórica é MUITO grande ... conteúdos infindáveis para serem aprendidos.


COMO APRIMORAR A MEMÓRIA ?


Use associações entre diferentes sentidos 

COMO ASSIM ?

As conexões do cérebro são como caminhos, existem atalhos. Quando ligamos percepções diferentes, é muito mais fácil se lembrar de uma informação.

VISÃO - Imprima vários pequenos cartões. De um lado, coloque uma figura, algo que você esteja familiarizado (animais,  instrumentos musicais, pessoas famosas, etc). Na outra parte, escreva os conceitos que você está tentando decorar. 

Cada símbolo deve estar ligado a um conceito. Assim, sempre que quiser se lembrar de algo, pense na figura.  Esta é a principal técnica dos maiores campeões de memória. 

O cérebro faz associações o tempo inteiro, por isso que você se lembra de episódios da sua infância quando vê aquele seriado

AUDIÇÃO, TATO E OLFATO - O mesmo pode ser feito usando os outros sentidos, mas é muito mais difícil. A visão é o tipo de percepção mais usada, consequentemente mais adequada.



EFEITO  BREAKING 

A mente tem resistência natural ao aprendizado, não somos esponjas que simplesmente absorvem. No entanto, a repetição intensiva pode quebrar a resistência da mente, isso é o efeito breaking.

Ano passado, lançaram uma música no estilo sertanejo universitário. No princípio, eu detestei ... mas, em todos os lugares a música era tocada. De tanto escutar, eu fui aos poucos mudando minha opinião. Claro que isso não me fez amar a música, mas ela ficou muito mais agradável.




Repetição, repetição, repetição. Pegue um rádico ou celular e grave as suas matérias. Depois, enquanto você estiver estudando, ligue o aparelho e deixe a música bem baixa ...

No tempo livre, escute essa gravação em tom mais alto. Escute, escute, escute ... a informação entrará no seu cérebro pela força bruta. Todas as grandes empresas fazem isso, essa é a base do marketing - saturar sua mente até ela ceder.





Nenhum comentário:

Postar um comentário