segunda-feira, 14 de julho de 2014

COMO FAZER O PLANO DE ESTUDOS ?

Como estudar, como organizar meus esforços ? Essa é a dúvida de muita gente. 

VEJA AS MELHORES TÉCNICAS PARA FAZER O

  PLANO DE ESTUDOS


SEJA FLEXÍVEL

Estudo não é penitência. Se você cair na rotina, será consumido pelo tédio. Foque-se em temas diferentes ao longo da semana. Se possível, tente alternar os lugares onde você estuda  hoje no quarto, amanhã na sala, depois na biblioteca ...

Use o ar livre  Estudar na praia, por que não ? Tire da sua mente a ideia de que aprender e se divertir são coisas opostas. Faça de TUDO para que o estudo não seja enfadonha, quebre seus bloqueios mentais.

Aprender é mudar posturas

O plano de estudo precisa de MUITA variedade. Na internet há inúmeros materiais, vídeos e imagens que podem tornar o processo mais divertido. O livro é um mestre que fala, mas que não responde.

A aprendizagem deve ser fluir livremente, sem estresse. Monte grupos de ajuda com seus amigos, compartilhe conhecimento. Troquem ideias, divirtam-se. Uma excelente tática é criar jogos educativos, desafios intelectuais.

MERGULHE NO FASCINANTE MUNDO DO 
CONHECIMENTO



 Tente mover o mundo, o primeiro passo será mover a si mesmo



OBSERVE O SEU PERFIL

O estudo depende das suas características e realidade pessoal. Se você trabalha muito, não adianta traçar um plano querendo estudar 5 horas por dia.

Para quem trabalha, o ideal é que durante a semana faça os exercícios (no mínimo meia hora). E no sábado e domingo estude o conteúdo propriamente dito. 

Estudar na madrugada não funciona. Você fica cansado, não aprende direito e ainda vai mal no trabalho. O importante não é a quantidade de horas, mas sim a QUALIDADE.

Se você fica muito tempo no ônibus, grave as matérias no seu celular e vá escutando durante a viagem. Não é a vida que tem que se adaptar, é você que deve mudar. Concentre-se nas matérias mais complexas. 

Não existe "o melhor plano de estudos". Isso varia conforme a pessoa e depende de dois fatores:




1- O nível de dificuldade do concurso

Tempo de estudo e experiência, importantíssimos fatores. Ou você se dedica integralmente, ou usa o método da tentativa e erro. A segunda tática não é muito boa, pois iria levar muitos anos para passar. 

A dificuldade não está na prova, mas sim no número de candidatos. Quanto mais pessoas, maior a chance de existirem "crânios". Acredite, existem outros candidatos tão dedicados quanto você e que almejam a mesma vaga.

Abra mão das pequenas diversões para ter um futuro melhor. Ninguém passa para medicina estudando menos do que duas horas por dia. Idem para concursos de magistratura. Ibidem para qualquer concurso público cujo salário esteja acima de quatro mil reais.


2- Sua capacidade mental

Inteligência não é tudo, mas não há como negar sua importância. Nem todos são tão bons com a memória, interpretação de textos ou Matemática.

Identifique suas habilidades. Quanto mais fraco você for, mais precisará estudar. Somente MUITA dedicação e força de vontade podem compensar a falta de talentos. 

Não se preocupe, menos de um por cento da população é composta de gênios. Até mesmo a tartaruga pode vencer a lebre. Força, fé e coragem. Estude, estude, estude.



Se a sua inteligência é muito grande e a concorrência for pequena, então não será preciso mais do que uma hora de estudo por dia. Mas, geralmente não costuma ser assim.

 O QUE FAZER ?

!  TRACE METAS  !


O que isso significa ? Como assim ?

VEJA no link abaixo o texto do blog com a continuação:


















Nenhum comentário:

Postar um comentário