segunda-feira, 14 de julho de 2014

Como resolver questões mais rapidamente ?

Tempo é muito mais do que dinheiro. Em concursos públicos, ele é o muro que separa os vencedores dos perdedores. De maneira geral, você tem cerca de 3 minutos por questão (varia de concurso para concurso)


COMO GERENCIAR O TEMPO DURANTE UMA PROVA ?



IDENTIFIQUE o objetivo da questão

O que é perguntado ? O que eu tenho que responder ? Quais os objetivos dos enunciados ?

Cada exercício tem um propósito específico. É comum os candidatos ficarem perdidos, eles esquecem que o enunciado não está lá por acaso. ATENÇÃO ao ENUNCIADO.

A primeira coisa a se fazer é desvendar o objetivo do exercício. Depois, você irá procurar no texto as informações referentes ao que o enunciado pede. Faça isso para diminuir o número de leituras necessárias e poder fazer as questões MUITO mais rápido.


"O tempo é a imagem móvel da eternidade imóvel"




Em múltipla escolha, pule direto para a pergunta

Ultimamente, virou moda rechear as provas com textos enormes, porém completamente inúteis. O ENEM é um ótimo exemplo dessa realidade nefasta.

Em pelo menos 20 por cento dos casos não é preciso ler o texto. Uma prova pode colocar um texto falando sobre o Supremo Tribunal Federal, relatando algum fato, para depois fazer uma pergunta bem direta que não tem nenhuma relação com o texto.

Pule para a pergunta e use o bom-senso. Se for preciso, leia o texto. É ÓBVIO que essa dica não se aplica para provas inteiras, é apenas uma singularidade dos concursos. Não vá pensando que todas as questões serão assim, CUIDADO ...


Confira a segunda parte no outro link do blog


Um comentário: