domingo, 29 de junho de 2014

Como tomar decisões ? Faça a escolha certa.

Segundo o filósofo Sartre, estamos condenados à liberdade. Tomamos decisões o tempo inteiro, até mesmo não escolher é uma escolha. É totalmente impossível fugir. Tamanhas possibilidades acabam nos confundindo, aprenda a lidar com isso.



USE METAS OBJETIVAS

                                
Não existe o certo. Não existe o erradoHá apenas escolhas a serem feitas, só e somente. Existem dois tipos. Decisões primárias e decisões secundárias. As escolhas primárias (matrizes) são aquelas que irão fabricar todas as outras, não envolvem ações e sim pensamentos, podem surgir espontaneamente. O desejo é um tipo de escolha primária.

Definitivamente, as decisões primárias são o paradoxo sartriano. Será que temos controle absoluto sobre nossos pensamentos ? Se você não rege a sua mente, então quem a domina ? 

A sociedade nos ensinou que não somos nossos próprios mestres  

 QUEREM QUE VOCÊ ESCOLHA NÃO ESCOLHER

Claro, quando alguém acredita que não controla os próprios desejos e impulsos, então essa pessoa será vítima da propaganda. 

As decisões secundárias levam à concretização das escolhas originais. Você precisa definir uma meta clara, senão será muito difícil traçar o plano. Exemplo de decisão primária  quero um carro. Secundária, "vou trabalhar para comprá-lo".  

A liberdade é uma prisão, trate de conhecê-la 




As algemas estão apenas na sua mente. Não há caverna




NÃO FIQUE PENSANDO NAS CONSEQUÊNCIAS

Quem pensa demais acaba escolhendo não escolher. Só existem duas opções  ou você pode resolver um dilema, ou não pode. Sim, você tem limites. Não possui a capacidade de sair voando pela janela. Diante de problemas impossíveis, use o acaso

Imagine que você está fugindo de cachorros furiosos. Ao ver duas portas idênticas, não há muito o que fazer. Escolha, tome a decisão de maneira rápida. Se você ficasse parado, refletindo demais, seria o seu fim ... Melhor viver um dia como leão do que 100 anos como uma ovelha.

QUEM LUTA PODE MORRER

QUEM NÃO LUTA JÁ ESTÁ MORTO




Há 2 tipos de problemas ?

Ou temos informações demais

Ou não temos informação nenhuma

E agora ?

Fulano e ciclano são ótimos partidos, como escolher o futuro noivo ? Quando você está em um mercado, só há duas marcas estranhas de refrigerante desconhecidos, como escolher ?

UMA COISA É CERTA

NUNCA TEMOS INFORMAÇÕES EXCESSIVAS

Sempre falta alguma coisa. Pois se soubéssemos de tudo, tomar decisões seria fácil, porque teríamos consciência de todos os possíveis resultados de nossas ações. Não existe onisciência. Eu só sei de uma única coisa — nada sei.

Para completar o quebra-cabeça, só existem três possibilidades 

1) Faça comparações. Passado e presente, alto e baixo, bonito e feio. Através do dualismo são estabelecidas as conexões. Não sabe em qual empresa da bolsa investir ? Compare seus desempenhos ao longo do tempo. Mas nem sempre o passado revela o futuro, nadar contra a corrente pode se rum excelente caminho. 

2) Espere. O tempo pode multiplicar ou reduzir o número de escolhas a serem tomadas, tornando o processo mais fácil. Está dividido entre muitos caminhos ? Ou apenas duas possibilidades ? Espere um pouco, aguarde até um "Insight". Os sonhos costumam mostrar o que sua mente consciente nega, é uma boa dica se guiar através deles. 

Deixe o Kosmos escolher por você


3) Use o acaso e diga DANE-SE. Nem sempre vale esquentar a cabeça. Veja o filme "A escolha de Sofia". Em muitos casos é bom admitir nossa impotência diante da vida, isso livra o enorme peso nas costas. Existem escolhas que apenas nos levam a mais encruzilhadas, tome cuidado com os paradoxos. 

O ACASO NOS LIVRA DE DILEMAS MORAIS


4) Utilize a razão.

O que é ser racional ? Eu não sei, mas espero que você saiba. Se descobrir, me conte ... 

Todos os dias temos que decidir entre milhares de possibilidades, que nos levam para ainda mais escolhas. É claro que o cérebro não tem energia para lidar com tudo isso — racionalização excessiva é inútil. 





SUICÍDIO OU REVOLTA ?

A ESCOLHA É SUA