quinta-feira, 26 de junho de 2014

DIDÁTICA, a ARTE de ENSINAR

NADA é mais frustrante para um profissional da educação do que não ser capaz de ensinar, é uma sensação terrível de fracasso.

Esse texto tem como objetivo oferecer conselhos e dicas para auxiliar todos os professores na preciosa arte da DIDÁTICA

ESTAMOS UNIDOS PELA EDUCAÇÃO





USE A TECNOLOGIA - filmes, vídeos, internet. O mundo se modernizou e a informação está muito mais livre.

Crie uma aula dinâmica, onde o aluno não seja um mero ouvinte. Você não é palestrante - se ninguém se pronunciar, algo está MUITO errado.

Vergonha e medo - muitos alunos deixam de perguntar porque temem os professores. Não seja demasiadamente rígido, mas mantenha tudo sobre controle ... Um professor deve ser o mais simpático possível. Sorria, quebre o gelo - sim, você tem problemas. Mas seus alunos não tem culpa.




MUDE, renove-se - você pode ter dez mil anos de magistério, mas as gerações vão se renovando. Não adianta achar que os adolescentes de hoje se comportarão como aqueles de 20 anos atrás ... Evite o saudosismo.

Já pensou se ainda estivéssemos na época da palmatória ?  Os jovens dos tempos modernos não aceitam ordens cegas, muito menos autoridades absolutas. A escola NÃO deve ser uma ditadura.

Diálogo, conversa, democracia ... sou totalmente contra aquele modelo onde o professor é o "dono da verdade absoluta"

As gerações estão cada vez mais questionadoras ... a internet quebrou o monopólio do conhecimento. Existem professores que simplesmente mantém a mesma postura prepotente durante toda a sua carreira. Você quer ser assim ? Espero que não. Pois culpar apenas o aluno pelo fracasso é tão absurdo quanto um médico dizer que um paciente tem toda a culpa da própria morte. 

NINGUÉM PRECISA DE PROFESSORES CARRASCOS 




Alunos ruins podem ensinar preciosas lições

Sim, existem alunos bagunceiros. Sim, há muitos desinteressados. Mas você achou mesmo que a profissão de professor seria um mar de rosas ?

NÃO VEJA OS ALUNOS DIFÍCEIS COMO UM OBSTÁCULO, MAS SIM COMO UM DESAFIO 

Um detetive sente-se muito mais realizado ao solucionar casos difíceis - não há mérito em fazer o que é fácil para todos. Nenhum médico poderia abandonar um paciente com uma doença muito grave só pelo fato de ser difícil de encarar.

Somente os bons profissionais é que conseguem encarar os mais complexos desafios. É fácil lecionar para aquele aluno nerd ultra inteligente e concentrado, mas isso não teria grandes méritos ... conseguir ensinar os alunos "casca-grossa" é a prova absoluta da competência.

O BOM PROFESSOR INSPIRA




Gostou ? COMPARTILHE. Dê uma olhada no blog, temos dicas para concursos, ENEM, vestibular, política. Faça comentários.

vestibular.tv