segunda-feira, 14 de julho de 2014

COMO MELHORAR O RACIOCÍNIO MATEMÁTICO ? 3

Esta é a terceira parte do artigo com dicas para melhorar o raciocínio matemático.


"OS NÚMEROS GOVERNAM O MUNDO"



Já ouviu falar em jogos mentais ?

Existem pequenos truques que farão você ficar cada vez mais veloz nas contas. Sim, eu sei que Matemática é muito mais do que operações aritméticas. Mas, muitas pessoas se enrolam na hora de fazer o básico ...

É extremamente comum candidatos que sabem a matéria e erram coisas estúpidas. A prova de Matemática pode ser MUITO ingrata, basta que você erre um único número para levar ZERO ...


3 exercícios para melhorar sua habilidade com NÚM3ROS

1- Multiplique tudo

Sempre que você ver um conjunto de números, multiplique um por um mentalmente. Passava pela rua e viu a placa 2231 ? Multiplique. Tente fazer o maior número de operações matemáticas que for possível.

Caso a multiplicação seja muito difícil, comece com a soma.  Se você já for especialista, então inicie pela divisão. Conte números primos nas horas vagas, não é fácil encontrá-los. Ou então, aventure-se no mundo dos números irracionais.

Pequenas continhas ao longo do dia irão aperfeiçoar sua rapidez. Quando você fizer uma prova, seu raciocínio será MUITO mais rápido e a chance de você cometer pequenos equívocos diminui consideravelmente.



2- Respire Matemática

O mundo é um grande playground com números. Cabeças são esferas, prateleiras são matrizes, ângulos estão em todos os lugares, tudo depende de probabilidades, cartões de crédito têm juros ...

Tente ver o seu conhecimento na realidade. A Matemática não surge por acaso, mas sim devido à necessidade de explicar o mundo.

Números, ângulos, medidas, tudo isso é uma grande analogia. Use a sua imaginação. NUNCA seja um mero decorador de fórmulas. Sem raciocínio, a memória é inútil.

Matemática é: medir, comparar, VIAJAR ...




3- Resolva TODAS as suas lacunas

Matemática é como uma bola de neve - o conteúdo sempre aumenta, as matérias são intensamente ligadas. NUNCA aceite dúvidas, livre-se delas ...

Não entendeu ? Procure aprender. Por mais que a Matemática seja chata para alguns, ficar com notas baixas é ainda mais ruim. Cedo ou tarde, todas as questões pendentes aparecem. Melhor errar hoje que no dia da prova. Não é permitido nos irritarmos com a verdade.

É inútil ficar adiando seus compromissos, pois o tempo NUNCA congela. Muitos podem dizer: "ah mas eu não consigo". Isso é desculpa esfarrapada. Se milhões de pessoas já aprenderam, por que você não aprenderia ? Mesmo que alguém finja que um problema não existe, ele continua lá.



É fato que nem todas as escolas são tão boas e muitos alunos são (ou foram) desinteressados. Talvez, naquela época você não tivesse noção da importância do estudo. Errar é humano, persistir é burrice.

Idiota não é quem pergunta, mas sim quem cala 

vestibular.tv











Nenhum comentário:

Postar um comentário