segunda-feira, 14 de julho de 2014

ORGANIZANDO A VIDA PARA OS ESTUDOS

Família ou estudos ? Amigos ou estudos ? Balada ou estudos ? Uma das maiores dificuldades dos candidatos é organizar a própria vida. Diante de muitos dilemas, fica difícil saber como arrumar essa grande bagunça. 


ORGANIZE SUA VIDA, VEJA AS DICAS





O ETERNO DILEMA

DIVERSÃO OU RESPONSABILIDADES ?

Nem tudo são flores, ditado muito conhecido. Mas, mesmo assim, é difícil aceitar essa realidade. Vivemos uma cultura que prega gratificação instantânea  o Facebook é rápido, a internet é veloz, no entanto, a vida continua lenta. As pessoas estão incapazes de esperar, vivem em eterno estado de tensão. É por isso que embora a vida moderna tenha muitos confortos, também há moléstias nunca antes vistas. A depressão já é a doença do século.

DESCONECTE-SE 

A mídia costuma provocar sensações muito ruins - que vão do desconforto até a angústia. 

Por exemplo  nessa semana o conflito entre Israel e o Hamas apareceu em todos os noticiários. Infelizmente, vemos crianças inocentes sendo mortas, famílias massacradas. É muito triste. Mas será que eu poderia ajudá-los ? Nesse caso, a mídia me transmitiu um sentimento de impotência, pois sou incapaz de mudar a dura realidade.

O mesmo vale para todos os jornais sensacionalistas  fulano matou dez, ciclano molestou 20, mas saíram ilesos. Não faz bem ficar vendo esse tipo de coisa. Muitos policiais que trabalham nesse tipo de caso desenvolvem graus de depressão severa, inúmeros acabam se suicidando.




O ser-humano é empático. Quando observamos outra pessoa sofrer, também sofremos. Por isso, as pessoas se sentem tranquilas ao ver na TV que um bandido foi condenado pelos seus crimes - nos colocamos no lugar da vítima, podemos ver com os olhos das outras pessoas, compartilhamos suas tristezas ou alegrias.

Isso não significa que você precisa se tornar uma pessoa alienada. Mas, ficar sabendo de todos os homicídios que ocorrem no Brasil ou no mundo é uma informação completamente irrelevante. Evite as notícias que provocam emoções negativas fortes, tais como o medo, angústia, impotência, tristeza, sofrimento, ansiedade ... 



CUIDADO COM A FAMÍLIA


Nem todos os parentes têm aquela "energia positiva". Muitas famílias não dão importância para o estudo, pois nunca tiveram oportunidades. Em alguns casos podem até caçoar de quem se esforça dizendo que "se você estudar muito vai ficar maluco".

Inveja é mais comum do que parece  ocorre entre irmãos, primos, netos.  A verdade é que geralmente a família não ajuda em NADA e adora ficar dando palpites, censurar é muito fácil.

Siga a sua própria vida e não se importe com as palavras alheias. Caso alguém fale que "você não é inteligente o suficiente", IGNORE. 

Se o seu ambiente familiar for muito barulhento ou conflituoso, então procure outro lugar para estudar. Uma biblioteca, shopping ou até o seu próprio trabalho.

Imponha o seu espaço, mostre que você merece respeito. Eles podem até não concordar com seus planos, mas a vida é SUA, somente sua. NUNCA permita que invadam seu domínio pessoal ou sua intimidade, cuidado com as liberdades exageradas. Família pode se tornar o maior dos problemas caso você não imponha o devido respeito. NUNCA deixe as pessoas te diminuírem.

Não abra mão dos estudos em função de festas ou churrascos. As diversões vão embora, mas o estudo fica para sempre. As prioridades são seus estudos, suas metas. Primeiro ajude a si mesmo, para depois ajudar os outros  NUNCA inverta essa ordem.





 AMIGOS

Diga-me com quem andas e eu direi quem és

Seus contatos definem quem você é perante a sociedade. Aquele que anda com porcos, come farelo. Existe uma teoria dizendo que estamos até 6 graus de qualquer pessoa no mundo, ou seja, não é impossível você mudar seus ciclos de amizades.

O INDIVÍDUO É DETERMINADO PELO MEIO  

Embora nem sempre o determinismo seja verdadeiro, não há como negar a influência que os grupos exercem na sua vida. Josefa é filha de ricos empresários, todos seus amigos têm doutorado e mestrado, a tendência é que Josefa se dê MUITO bem na vida. 

Mude ou renove suas companhias. Tenha pessoas de sucesso ao seu lado, faça amigos com ideais e ambições.                    

Fique bem LONGE dos reclamões. Sabe aquelas pessoas que só vivem se queixando e reclamando ? Evite-as. O importante não é a quantidade das suas amizades, mas sim a qualidade.

Priorizes os estudos, veja os motivos:  

1) A maioria dos amigos são passageiros, só o tempo dirá quem é quem. Não crie expectativas. Vários anos atrás, quando eu estava na última série do ensino médio, muitos "juraram amizade eterna". Mas, um mês após o fim das aulas, deixaram de se falar.

2) Seus amigos não pagarão suas contas. A sua sobrevivência só depende de você. É fácil ser amigo durante os bons momentos. Sem dinheiro, é bem provável que você seja esquecido. Todo mundo gosta de se fazer de bonzinho, mas no final, é cada um por si. 

3) Nunca troque o futuro brilhante por uma felicidade momentânea. Melhor se sacrificar no presente do que sofrer no futuro. O mundo está cada vez mais individualista. Se você põe pessoas em um pedestal, cedo ou tarde elas vão cair e suas expectativas caem com elas.





Namoradas e namorados ? CUIDADO

Minha sobrinha largou tudo por causa do namorado. Hoje, estão separados e ela se arrepende. Mas o tempo não volta e dificilmente a vida dá uma segunda chance. Agarre suas oportunidades com unhas e dentes. 

MELHOR FICAR SOZINHO DO QUE MAL ACOMPANHADO

Relacionar-se com pessoas erradas é fatal. Não vale a pena um dia de prazer em função de uma vida de sofrimento. 

 O dinheiro é a maior arma de sedução


Esqueça balada, esqueça academia ... a beleza vai embora, dura menos que 20 anos. Mas o dinheiro pode durar a vida inteira. Você não precisa ser bonito, não precisa ser musculoso, muito menos bom de papo  basta ter DINHEIRO

"Quando a fome entra, o amor sai pela porta dos fundos". Em uma pesquisa feita pela universidade de Harvard, mais de 95 por cento dos mulheres disseram que preferem um homem feio e rico do que um bonito e pobre. Hugh Hefner é a maior prova disso.



SEUS SONHOS SÓ DEPENDEM DE VOCÊ

passei, e agora ?



Nenhum comentário:

Postar um comentário