terça-feira, 17 de junho de 2014

Como escrever bem. Um guia para ENEM e concursos públicos.

Embora nem todo mundo possa ganhar o nobel da literatura, todos podem ser bons escritores - é só uma questão de prática e alguns "macetes". Vejamos algumas dicas infalíveis para você  libertar seu "Machado de Assis interior" :




1-  Use o bom senso. Sou contra todas aquelas fórmulas de bolo artificiais passadas por professores de redação - elas deixam seu texto com cara de vazio e "quadrado". Escrita não é matemática. Após escrever um texto, leia-o minuciosamente e faça uma autocrítica. É fácil separar o trigo do joio, basta prestar atenção nas sutilezas.

2- Leia MUITO. Use citações de autores famosos em seus textos, impressione a banca com sua cultura. Mas cuidado, palavras bonitas não refletem necessariamente um bom conteúdo. Lembre-se da "regra de ouro", mantenha o equilíbrio e seja o menos hermético possível - uma boa redação deve ser clara e de fácil leitura. Leia revistas, jornais, livros, blogs ... LEIA.

3- Escreva. Fazer um texto é uma arte ... e que arte ! Só se aprende a cozinhar, cozinhando. Só se aprende a pintar, pintando. O mesmo vale para a arte da escrita. Não pense que ler milhões de manuais sobre técnicas de redação será suficiente para escrever bem  - a teoria é INÚTIL sem a prática.

4- Pense como a banca de correção.  Você pode ser o maior escritor do mundo, mas se não escrever o que eles querem, pode dar adeus para sua tão sonhada vaga. Todo concurso tem uma linha ideológica própria, evite polemizar. Normalmente as pessoas que corrigem pensam como o "senso-comum" e certamente que a banca tem um amplo desprezo por todo tipo de inovação. Não escreva um texto óbvio, mas cuidado para não extrapolar ... na dúvida, é melhor "andar em cima da linha"

5- Não tenha medo de errar. A autoconfiança influencia nossa mente inconsciente. Muitos candidatos ficam extremamente nervosos e apavorados só de pensar na bendita redação. O medo de errar é seu maior inimigo. Se você não acreditar em si mesmo, quem vai ? Nem sempre a vitória é imediata, é errando que se aprende.



   Quem insiste, sempre alcança.


Um comentário: