sexta-feira, 13 de junho de 2014

Um Deus chamado Diabo

O inferno é o pilar central do cristianismo. Por que alguém obedeceria a Deus se tal pessoa não fosse condenada à eterna danação ? Por que um indivíduo deixaria de satisfazer seus instintos mais poderosos em função de uma suposição metafísica ?  O Diabo é o melhor amigo de Deus ... vigiar e punir, punir, punir ! Mas não é Deus que condena e sim o Diabo, o carinha vermelho faz o trabalho sujo e ainda mantém o reino celestial intacto.


A religião sempre teve um vínculo muito forte com a política. Antigamente, quando a ciência engatinhava, era mais fácil convencer que o inferno existia doenças, pestes, morte era Deus tentando colocar o homem em seu lugar. Mas é justamente o avanço da ciência que derruba o poder da religião ... ao contrário dos governos, o poder da Igreja sempre foi essencialmente metafísico e ideológico, por isso que ela dura tanto tempo (enquanto que os governos modernos caem em questão de décadas). As ideias têm vida longa.

Mas a ciência enfraqueceu o medo,  e o inferno ficou para trás no inconsciente coletivo instaurou-se a crise religiosa.  O sofrimento, a desgraça, somente as tragédias são responsáveis por fazer a religião prosperar .... Quem eram os seguidores de Jesus ? pescadores miseráveis, leprosos, alguns ricos com depressão grave ... todos muito desesperados. É na crise que as pessoas procuram o "além", pois é sua única saída. Isso não desmerece as religiões, este texto não tem o propósito de desqualificar a fé, mas de mostrar que ela é, na verdade, uma ferramenta para o homem encarar a dor do viver e seguir em frente. Seguir, seguir, seguir ... talvez tudo seja uma grande mentira, mas quem se importa ?


2 comentários:

  1. Concordo, uma coisa q prova isso, é q quando alguem ta feliz quase num passa perto da igreja, depois q perde algo ou fica mal, sai procurando jesus, por esses motivos eu comecei a perder a minha fé, e por mais outros a perdi totalmente.

    ResponderExcluir